Tecnologia

Hackathon em Santos: app que mede sentimentos vence desafio tecnológico

22/10/2018
Hackathon em Santos: app que mede sentimentos vence desafio tecnológico | Jornal da Orla

O time vencedor da Hackathon Desafio Startup Cidadã é o Educ4Feel, aplicativo que mede o sentimento do aluno em relação à vida, por meio de um totem com emojis ('carinhas' que refletem emoções) colocado dentro da escola. A partir do emoji que o aluno clicar, a escola e os responsáveis podem traçar ações para interagir com a criança ou adolescente.

“Nossa missão, acima de tudo, é fazer o bem para as pessoas e para a educação”, destacou Nathan Alves Pelicano, 19, um dos integrantes da equipe, composta ainda por Luana Costa, 20; Jonathas Santos, 26, Maurício Lisbão da Silva, 42 e Lucas Rabelo Moreaux, 22. "Vimos que os índices de suicídio estão altos entre jovens, então achamos importante criar esta ferramenta", afirmou Luana Costa.

O segundo lugar coube ao aplicativo Professor Presente, que busca otimizar o tempo do professor ao registrar as presenças dos estudantes e comunicar por SMS aos pais a ausência dos filhos. O Alfabet Hero foi o terceiro colocado, auxiliando a ampliar o vocabulário de alunos entre 7 e 12 anos.

A Hackathon Desfio Startup Cidadã é uma maratona de 33 horas ininterruptas para o desenvolvimento de softwares com novas funcionalidades, aplicativos para smartphones, tablets, entre outros, para solucionar desafios da educação. Participaram 65 pessoas, divididas em 13 equipes, das 9h do sábado (20) às 18h de domingo (21), no Senai (Vila Mathias).  

O organizador do evento, Marco Riveiros, presidente da Zero Treze, empresa do grupo Resolv, destacou o elevado nível técnico nesta edição do Hackathon. “Trouxemos comunidades tecnológicas de São Paulo que ficaram orientando os times, com mentorias de tecnologia, negócios e educação. Recebemos até a diretora Andrezza Amorelli, da escola paulistana Elvira Brandão, com 115, que é uma referência em inovação e tecnologia”. Ele ainda ressaltou que educadores on line opinaram sobre os projetos e que o evento atraiu grandes patrocinadores, como a IBM.               

A iniciativa encerrou a 4ª edição da Semana Municipal da Ciência e da Tecnologia de Santos (15 a 21/10), que promoveu atividades de fomento, divulgação e popularização da ciência e da tecnologia em toda a região. O evento integrou a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, sob o tema Ciência para a Redução das Desigualdades