Roteiros Nacionais

As águas de Caxambu

13/10/2018
As águas de Caxambu | Jornal da Orla

Localizada a 320 km da capital paulista, Caxambu é uma das cidades do chamado Circuito das Águas de Minas Gerais. Com pouco mais de 20 mil habitantes, a pacata estância hidromineral gira em torno do Parque das Águas, que tem em sua área 12 fontes naturais com apurado projeto arquitetônico e um balneário reformado em 2014.

 

As águas minerais são classificadas como “Carbogasosas” e suas propriedades terapêuticas atraem para a região  turistas de diversas partes do país. Cada fonte serve para um tratamento e oferece um benefício específico. Algumas águas são boas para regular a pressão arterial, outras para o funcionamento do intestino, outra é ideal para os olhos, além das que prometem melhorar a circulação e problemas relacionados à pele.

 

Banho dos gêiseres diariamente e de graça

Os gêiseres são nascentes termais que entram em erupção constantemente e lançam colunas gigantescas de água quente e vapor de ar. No Parque das Águas, o gêiser Floriano de Lemos pode atingir até 8 metros de altura e uma temperatura de 27°. O espetáculo acontece uma vez por dia. No grande cogumelo, os turistas podem banhar-se com as águas do gêiser gratuitamente e experimentar as propriedades terapêuticas da atração, que é única no Brasil. 

Passeio de teleférico – Com aproximadamente 1090 m de altitude e a 186 m acima do Parque das Águas, o teleférico do Morro do Cruzeiro é outra atração do município mineiro e proporciona ao visitante uma deslumbrante vista panorâmica de Caxambu e das montanhas da Serra da Mantiqueira. Cortando o lago e a mata nativa é possível avistar toda a beleza do Parque das Águas e, lá no alto, visitar o Cristo Redentor e admirar o conjunto urbanístico da cidade e as montanhas que a abraçam. 

 

Hotelaria tradicional – A maioria dos hotéis de Caxambu fica perto da área central e trabalha com pensão completa. Alguns deles foram construídos entre o final do século 19 e início do século 20 preservando as características originais. 

 

Um dos destaques da hotelaria local é o Hotel União, que foi inaugurado em 1942 e oferece 77 apartamentos, piscina aquecida, sauna e demais equipamentos de lazer e estrutura completa para eventos de pequeno e médio porte. A cozinha do hotel mescla  culinária internacional, com destaque para a saborosa comida portuguesa, e pratos típicos mineiros. Reservas e informações www.hoteluniao.com.br ou pelo fone (35) 3341-3333.