Uma apresentação profissional é importante para mostrar com clareza todos os aspectos e objetivos de um projeto. Quando todos entendem a natureza do trabalho, este fica mais fácil de ser aprovado pelos superiores e executado pela equipe.
A boa apresentação exige, além de criatividade e uma boa dose de tranquilidade, um programa para ajudar a organizar e planejar as suas ideias. Existem algumas ótimas alternativas no mercado, mas um dos mais intuitivos e que entregam um resultado profissional é o Camtasia. A interface é fácil de usar e o modelos pré-existentes agilizam a conclusão de trabalhos mais complexos.
Preparamos algumas dicas para você realizar uma apresentação corporativa de forma segura, contendo todas as informações ordenadas para que as ideias sejam demonstradas com transparência no projeto. Utilizamos o Camtasia como modelo de programa, mas outros softwares com características parecidas podem ser encontrados no mercado como o Prezi, o Canva e o PowerPoint.
1 – Organizar as ideias
É importante expor suas ideias de forma clara e concisa. Para nortear sua apresentação, responda perguntas como para quem se destina o projeto? Como ele será realizado? Ou qual objetivo deverá ser alcançado? Para facilitar, tente organizar todas essas informações em tópicos antes de começar a desenvolver o conteúdo.
2 – Conteúdo
Este é um dos pontos mais importantes, porque é o meio pelo qual você passará sua mensagem para as outras pessoas. Textos muito longos são cansativos e, quando apresentados, não devem ser lidos seguidamente para o público. O ditado que diz “uma imagem vale mais do que mil palavras” pode ser aplicado neste contexto.
Utilize todos os recursos que o Camtasia oferece em formatação e disposição de slides, mesclando informação com ilustração. Dentre as formas de conteúdo disponíveis, as principais são:
- Textos
- Fotos
- Gráficos
- Depoimentos
- Ilustrações
- Animações
3 – Fluxo de Apresentação
Não basta fazer um bom conteúdo, mas veiculá-lo com coerência. A apresentação precisa ter começo, meio e fim. Utilize as ferramentas do Camtasia e seus modelos para criar um fluxo, onde um slide complemente o outro.
Além de profissionais, estas funções auxiliam muito o orador a expor o conteúdo como se fosse um roteiro, evitando que alguma informação ou detalhe mais relevante não seja apresentado. Mais que edições de vídeos, o programa proporciona recursos para apresentações como:
- Gravação de tela – Fácil para criar slides com imagens diretamente da tela do PC;
- Animações – Criar animações nos slides deixa a apresentação dinâmica;
- Efeitos sonoros – Pode encaixar sonoras e narrações aos slides;
- Efeitos Visuais – Cores, fontes e clipes garantem uma apresentação atrativa.
4 – Foco no assunto
Seja por nervosismo ou excesso de confiança, algumas vezes a pessoa pode sair do assunto e dispersar o público que está assistindo à sua apresentação. A descontração é benéfica, porém, não pode ser excessiva. Outro cuidado que se deve tomar é com os questionamentos, principalmente dos superiores. Não se estenda nas respostas, a não ser que se faça necessário. Muitas pausas quebram o ritmo e a continuidade da apresentação.
5 – Apresentação pessoal
Se vestir de acordo com a ocasião é uma premissa para todos os eventos, principalmente quando estamos falando de uma apresentação corporativa. O traje será determinado pelo ambiente de trabalho e as pessoas que assistirão à reunião. Para receber clientes, recomenda-se uma apresentação mais formal. No caso de o encontro ser apenas com a equipe, a informalidade é uma opção.
O mesmo caso se aplica na linguagem e a forma de se comunicar com o público. Piadas internas só funcionam com colaboradores, assim como linguagem muito formal. Então, muito cuidado com as palavras.
A conversação deve coincidir com a forma que o seu conteúdo foi produzido e o estilo pode variar de acordo com a natureza da profissão e do assunto. A apresentação de uma peça publicitária será demonstrada de forma diferente do que um balanço comercial de uma multinacional, por exemplo.
Deixe um comentário