Roteiros Nacionais

Vai viajar de navio? Cuidado no pré-embarque

15/09/2018

Viajar de navio é o sonho de muitos. Mas sem preparo e organização, tudo pode virar um pesadelo. Quantas histórias de pessoas que esqueceram os documentos ou até fizeram a escolhas erradas de roupa e acabaram passando perrengue você já não ouviu?

Para evitar enrascadas, separamos uma lista com dicas pré-embarque para você não aproveitar ao máximo sua viagem.

 

Mala viagem de navio

Cuidados para quem vai viajar de navio

Mala

A primeira recomendação é em relação a quantidade de malas. De acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, preferencialmente devem ser levados apenas dois volumes por passageiros, com no máximo 20kg cada.

Quanto a escolha de roupas, você precisa pensar em ocasiões. Para aproveitar o navio, leve roupas informais. Não se esqueça da roupa de banho, afinal você terá vários dias para aproveitar a piscina. Para os passeis em terra firme, leve roupas confortáveis e que te permitam andar bastante. Nos jantares, costume ser proibido usar roupas excessivamente descontraídas. Portanto, leve peças mais arrumadas, principalmente para dias “temáticos”. No mais, leve em consideração o clima e roteiro da viagem.

O mais importante: não esqueça de identificar sua mala. Os navios recebem muita bagagem e a sua pode se perder no meio de todas as outras.

Saiba o que não levar

É terminantemente proibido levar armas, drogas, alimentos, bebidas e objetivos pontiagudos para dentro do navio. Além disso, qualquer coisa que emita calor também deve ser mantida longe. Lembre-se que toda a bagagem passa por inspeção e você não quer arrumar um problema com as autoridades por levar aquela tesourinha de cortar unha, certo?

Prepare a necessaire

Além de produtos de higiene pessoal, na sua necessaire deve conter remédios para diversos problemas. Coloque para dor de cabeça, cólica, fígado, ressaca e, principalmente, para enjoo.

Cuide da saúde

Algumas pessoas passam por maus bocados devido ao enjoo. Então se você tem tendência, procure um médico e peça dicas de como agir nessas horas. Às vezes um tratamento preventivo pode resolver.

Não se esqueça de verificar se você precisa de alguma vacina para sua viagem. Principalmente para rotas internacionais, é muito importante consultar um médico e se proteger para não contrair doenças.

Saiba o meio de pagamento usado a bordo

Quando você compra o pacote para viajar de navio, alguns itens não estão inclusos. São eles: bebidas, cassino, serviços de beleza e fotos oficiais. As consultas médicas também são pagas. O pagamento é em dólar e costumam ser computados em cartões magnéticos.

 

Documentos para viagem de navio em Santos

Documentos necessários

Os documentos que você deve levar, quando vai viajar de navio dependem da rota. Sua viagem é nacional? O RG ou a carteira de motorista bastam. Mas se for internacional, além de um documento de identificação, precisa levar o passar com validade de, pelo menos, seis meses.
A dica é você fazer uma cópia de tudo que precisa levar. Os documentos originais podem ser trancados no cofre, enquanto você anda com as cópias. Dessa forma, há menos riscos de perdas ou furtos.

Pesquise sobre as paradas

Não deixe de pesquisar sobre cada cidade onde o navio vai parar. Dessa forma, você terá uma noção dos lugares que quer conhecer e até se programar com a quantidade de dinheiro que vai precisar levar para gastar.

Chegue no horário

O recomendado é chegar no Porto até quatro horas antes da saída do navio para fazer o check in e despachar as malas.

Esclareça as dúvidas

Antes de embarcar, tenha certeza que tirou todas as suas dúvidas sobre embarque e despesas com os responsáveis da companhia. É muito importante que tenha tudo esclarecido, porque algumas empresas não costumam aceitar reclamações.

 

Estacionamento em Santos

Estacionamentos em Santos durante viagem de cruzeiro

O maior Porto da América Latina fica em Santos. E é de lá que saem a maioria dos cruzeiros. Seja você residente da cidade ou não, é muito importante que seu carro fique seguro no tempo que você vai ficar fora. Confira estacionamentos onde você pode ficar despreocupado com seu veículo:

 

  • LPark

Rua Visconde de Embaré, 230

(13) 97416-1000

 

  • Estacionamento Santista

Gen. Câmara, 169

(13) 3232-9922

 

  • Estacionamento Santista

Amador Bueno, 333

(13) 3022-0104

 

  • Estacionamento Coliseu em Santos

Praça José Bonifácio, 3

(13) 3027-8575

 

  • Trend Estacionamento

Silva Jardim, 166

(13) 97417-4207

 

  • Estacionamento Larissa

Av. Ana Costa, 386

(13) 3289-4778

 

  • Estacionamento Santos

Av. Sen. Dantas, 15

(13) 3238-9063

 

  • Estacionamento Bandeirantes

Gen. Câmara, 137

(13) 3219-4967

 

  • Estacionamento Porto

Comendador Martins, 289

 

  • Novo Park Estacionamento

Conselheiro João Alfredo, 290

(13) 3324-9776

 

  • Estacionamento Estrela

Praça da República, 79

(13) 3224-2729

 

  • Dinel Estacionamento

Comendador Martins, 289

(13) 99660-0466

 

  • Estacionamento Gonzaga

Cláudio Doneux, 54

(13) 3289-6667

 

  • Opus Garage

Praça Corrêa de Melo, 07

(13) 3222-3661

 

  • Edinho Park

João Guerra, 11

(13) 3238-9063

 

  • Estacionamento Porto Praia

Av. Pres. Wilson, 34

(13) 97417-2731

 

  • Dacar Santos Estacionamento

Av. Dr. Epitácio Pessoa, 186

E se você vai viajar de navio, além de saber dos cuidados pré-embarque, precisa saber o que NÃO fazer em cruzeiros.