Beleza

Previna o ressecamento dos cachos

08/09/2018
Previna o ressecamento dos cachos | Jornal da Orla

Foi-se o tempo em que as mulheres tentavam “domesticar” os cachos dos cabelos realizando verdadeiros malabarismos para tentar alisá-los. Mais do que assumí-los a ordem agora é cuidar deles, principalmente durante períodos de estiagem e baixas temperaturas.

Hidratação
Os procedimentos químicos agressivos estão sendo aposentados, mas é preciso investir na hidratação, pois os fios cacheados são mais secos e quebradiços, devido à baixa concentração de umidade nas cutículas, e, portanto, podem quebrar mais facilmente.

Em estações mais frias e com ventos fortes, os cabelos cacheados tendem a gerar mais frizz – que é quando os fios estão extremamente secos e desalinhados – e dobram seu volume, ficando mais propensos a quebrar e até mesmo a machucar a raiz. Para cuidar dos fios nesse período, o ideal é investir na hidratação e na umectação.

“A hidratação é o coringa dos fios cacheados. Mantê-los sempre hidratados com máscaras apropriadas para o tipo do cacho e aliar à umectação garante que os fios tenham força e pesem, ficando livres do frizz”, explica a hairstylist Rosângela Rocha. 

Lavagem
Outro ponto importante é a lavagem. “Por não serem oleosos, os cabelos cacheados não necessitam de uma lavagem diária, pois isso fará com que os fios ressequem cada vez mais, deixando as cutículas dos cachos expostas à poluição e danos externos. O recomendado é que os fios sejam lavados a cada dois dias”, aconselha.

Sem exageros
O exagero também pode ser um problema grave aos cachos. Pelo mesmo motivo de serem mais frágeis, eles também possuem mais porosidade, dependendo de seu tipo de formação. Sendo assim, o uso exagerado de máscaras e óleos pode não ser saudável aos fios, pois encharca a raiz e pode induzir a caspa, seborreia e queda de cabelo. Então é preciso ter cuidado e dosar bem os produtos. Seguindo as dicas e orientação certa, os cachos saudáveis e vistosos continuarão fortes em qualquer estação.