Roteiros Nacionais

Até parece a Europa!

18/08/2018
Até parece a Europa! | Jornal da Orla

A arquitetura, as tradições, a culinária, até as feições dos moradores. Em algumas cidades brasileiras tudo faz lembrar algum pedaço do Velho Continente. O site AlugueTemporada fez uma seleção de cinco cidades incríveis, onde a herança cultural dos imigrantes europeus é bem preservada.

 

Pomerode (Santa Catarina)
A influência dos imigrantes alemães, que se instalaram na região em 1863, é visível nas casas construídas com a técnica enxaimel, caracterizada pelo entrelaçamento de tábuas de madeira. Há um circuito de 16 quilômetros que passa por cerca de 50 casas no estilo.

 

Penedo (Rio de Janeiro)


O bairro da cidade de Itatiaia, conhecido como Finlândia brasileira, tem vila comercial com casas coloridas, uma delas com o tema do Papai Noel. Os primeiros moradores da região, imigrantes da Finlândia, se instalaram lá no final da década de 1920.

 

Domingos Martins (Espírito Santo)


A arquitetura da cidade, na serra do Castelo, é marcada pelos alemães, seus fundadores, que chegaram lá em 1893 e cuja história é exposta em um museu. Duas festas comemoram a imigração na cidade: a Sommerfest, em janeiro, e a Pommerfest, em setembro.

 

Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul)


Região de vinícolas na serra gaúcha, a cidade tem casas de pedra erguidas por imigrantes italianos, reunidas no circuito Caminhos de Pedra. Há restaurantes, fazendas e pousadas pela rota, além de residências que fazem parte do patrimônio arquitetônico e histórico de Bento Gonçalves.