Roteiros Nacionais

‘Trem da Itália’ em São Paulo

28/07/2018
‘Trem da Itália’ em São Paulo | Jornal da Orla

São muitos os paulistas com origem italiana, descendentes de imigrantes que se arriscaram ao cruzar o oceano para tentar a vida como colonos neste lado do planeta. O resgate dessa memória inspirou o roteiro “Trem da Itália”, do Expresso Turístico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que três vezes por mês faz uma visita ao passado unindo o glamour das viagens férreas da década de 1950. 

 

O embarque é na Estação da Luz, em São Paulo, e tem como destino Jundiaí (60 km da capital), cidade com forte influência da imigração italiana. O gostinho de história começa logo na entrada da locomotiva, fabricada nos anos 1960. Depois, basta sentar-se confortavelmente e embarcar no “túnel do tempo”, com direito a apresentações musicais, histórias e curiosidades que marcavam aquela época.

 

A viagem dura 1h30 e é realizada ao longo da atual Linha 7-Rubi, estrada de ferro implantada em 1867 pela antiga São Paulo Railway. No percurso existe ainda possibilidade de curtir uma programação complementar, que permite ao turista visitar adegas e cantinas, conhecer fazenda histórica com marcas da influência dos italianos na região, além de degustar vinhos e as famosas pastas italianas, tudo isso embalado pelas canções tradicionais.

 

Outros dois percursos

O Expresso Turístico foi criado em 2009 e oferece, além da viagem italiana, roteiros para mais dois destinos: Estação da Luz – Mogi das Cruzes e Estação da Luz – Paranapiacaba. Os ingressos são vendidos diariamente na bilheteria da Estação da Luz, das 9 às 18h.