Beleza

Visagista: a fada-madrinha do estilo

21/07/2018
Visagista: a fada-madrinha do estilo | Jornal da Orla

Quando o assunto é a imagem, existe um profissional – que é uma verdadeira fada madrinha – para alinhar o seu estilo e realçar características, levando as suas necessidades em consideração: o visagista. Baseado no princípio de que somos pessoas únicas, com nossa própria beleza, o visagismo busca criar uma imagem pessoal capaz de refletir ideias, comportamentos e atitudes.

A premiada visagista, com formação internacional, Sheyla Indalécio explica que o trabalho do deste profissional vai além de um simples corte ou mudança na cor dos cabelos. “É necessário ter um a conversa com a cliente, entender o que ela quer, sua rotina, a imagem que ela quer passar, para, aí sim, buscar referências. Antes, a pessoa sentava na cadeira e o cabeleireiro fazia o que queria”.


Segundo Sheyla, não é a identidade da pessoa que tem de se adequar ao visual, mas sim o contrário. “Não existe mais aquela necessidade de estar perfeita, nem existe o feio. O visagista tem que valorizar o que a cliente mais gosta, sempre buscando harmonia”. Para ela, é possível aderir às tendências sem perder a identidade. “Uma pessoa clássica, por exemplo, jamais vai usar acessórios com strass. É preciso adaptar a tendência ao estilo da pessoa. O seu padrão é a moda!”

A chef de cozinha e confeiteira Mariana Santana aceitou o desafio de passar por uma consulta de orientação com a visagista. A presença marcante e o espírito empreendedor da jovem, que tem sua própria confeitaria on line, não estavam condizendo com o seu visual. 


“Na profissão dela, a ideia é ser mais dinâmica, é “sair” da cozinha e mostrar que ela está conectada com o que está rolando. Como estavam, os cabelos com corte reto passavam um ar de seriedade, de profissionalismo. Mas, para ela, o mais adequado é um estilo moderno que esteja ligado ao que ela faz. A franja é atual, despojada e dá um contorno ao rosto. Já o marrom dourado dos fios está perfeito para o tom de pele”, explica Sheyla.

A consulta com a visagista dura em torno de uma hora, em que a profissional avalia não apenas o melhor corte de cabelo, como também as roupas e maquiagem adequadas. Para os homens, o processo é basicamente o mesmo: “No caso deles, indicamos qual a forma ideal de usar os cabelos, a barba, as vestimenta de acordo com a rotina e profissão. Um político que vai de dirigir ao público, por exemplo, deve estar sempre de camisa com as mangas dobradas, sem gravata, de forma que passe uma imagem de proximidade”, orienta.


Serviço: Shape Estética e Beleza – Rua Firmino Barbosa, 35, Boqueirão. Instagram: @sheylahair