Beleza

Quatro cuidados com a pele no inverno

14/07/2018
Quatro cuidados com a pele no inverno | Jornal da Orla

Nesta época de frio os banhos costumam ser mais quentes e prolongados, a umidade do ar é mais baixa e a sudorese diminui, causando ressecamento excessivo da pele e alteração da sua proteção. Com isso, é comum que apareça irritação, coceira, descamação e até casos de infecção cutânea.

 

“Muitas doenças como dermatite atópica, psoríase, dermatite seborréica e outras podem piorar em épocas de temperaturas mais baixas”, explica a dermatologista Andréia Tomiyasu, da MedFlex Consultórios, que indica quatro cuidados para manter a pele com aparência saudável:

Durante o banho

Evite o uso excessivo de bucha, pois ela tira parte da gordura, que ajuda na proteção da pele. Banhos muito quentes e prolongados devem ser evitados porque contribuem para o ressecamento. 

Hidrate a pele

O melhor momento para utilizar hidratantes na pele seca é após o banho, e eles podem ser reaplicados ao longo do dia. A pele oleosa também necessita de hidratação, com opções oil-free.

Não descuide do sol

Os raios solares danosos têm efeito acumulativo ao longo da vida e continuam a nos atingir mesmo nos dias frios. Portanto, é importante manter o uso regular de protetor solar.

Beba água

Apesar da diminuição da sede nessa época, não esqueça de tomar água em quantidade suficiente. Alimentos ricos em água como laranja, melancia, melão são boas opções.