Tecnologia

Aplicativo oferece acesso para cursos e vagas no setor portuário

04/05/2018

Interessados em trabalhar no setor de portos já podem ter acesso a cursos na área, desde qualificações de nível básico até o Ensino Superior, graças a uma iniciativa de alunos da classe descentralizada da Escola Técnica Estadual (Etec) Dona Escolástica Rosa, que funciona na Escola Estadual Zulmira Campos, em Santos.

 

A ferramenta para isso é o aplicativo Guia Portuário, resultado de um trabalho de conclusão de curso (TCC), disponível gratuitamente na plataforma Google Play. O app pode ser baixado tanto em computadores como em dispositivos móveis, nos sistemas operacionais Android e IOS.

 

O Guia Portuário foi desenvolvido pelos alunos do curso técnico de Portos, Bruno Nunes, Ítalo Alves, Lisley Nunes, Mariana Ferreira e Matheus Taumaturgo.

 

“Quando tivemos que apresentar a ideia de um projeto, no início do semestre passado, pensamos que teria que ter foco no social”, conta Alves. “Desde o início do curso encontrávamos muita dificuldade em encontrar informações sobre o setor, como oportunidades de trabalho e de adquirir mais conhecimento sobre a área”.

 

O próximo passo, com previsão de ocorrer ainda neste primeiro semestre, é incluir vagas de emprego. “O setor portuário tem evoluído muito e exige profissionais cada vez mais qualificados”, explica o coordenador da classe descentralizada, Thiago de Abreu.

 

Os interessados podem conhecer melhor a ferramenta por meio da página do aplicativo no Facebook.

 

Mercado para técnicos e tecnólogos

Tanto as Etecs como as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) oferecem cursos que atendem ao setor portuário. Neste Vestibulinho, com inscrições até 25 de maio, a classe descentralizada da Zulmira Campos oferece 40 vagas no período da noite para o curso técnico de Portos.

 

Já o curso superior tecnológico de Gestão Portuária é oferecido nas Fatecs de Santos e de São Sebastião. Outras graduações que atendem ao setor portuário são Comércio Exterior, Construção Naval, Logística e Sistemas Navais. As inscrições para o Vestibular começam no próximo dia 8.