Beleza

Matização é ideal para neutralizar cabelos loiros e grisalhos

30/04/2018
Matização é ideal para neutralizar cabelos loiros e grisalhos | Jornal da Orla

Não é de hoje que os cabelos loiros se destacam entre as opções de coloração mais queridas na hora de dar aquele up na aparência. Charmosos, elegantes e rejuvenescedores, o encanto dos fios claros é capaz de fazer muitas pessoas mudarem o visual só para exibir esta cor, independentemente do tipo, da textura ou da curvatura do cabelo. Mas como cuidar das madeixas loiras para que fiquem sempre impecáveis? Entenda o que é matização e seus efeitos nos fios mais claros.

 

Cabelos loiros e suas variações: como obter?

 

Entre as opções de loiro, podemos destacar como as tonalidades mais desejadas o loiro claro (8.0), o loiro muito claro (9.0), o loiro claríssimo (10.0) e o loiro platinado, que é uma forte tendência. Vale lembrar, ainda, que as luzes e as mechas são ótimas portas de entrada para quem deseja exibir fios mais claros sem mudar o visual de uma única vez.

 

De forma geral, para conquistar o resultado desejado com os cabelos loiros, é preciso submeter os fios ao processo de descoloração, onde a mistura de água oxigenada com pó descolorante irá retirar a pigmentação atual antes das madeixas receberem sua nova coloração. Indica-se que todo este processo seja feito por um profissional hairstylist qualificado que avalie e priorize a saúde capilar antes e após a mudança.

 

Após sair do salão com os fios loiros impecáveis e do jeito que você sempre quis, é o momento de cuidar corretamente do cabelo colorido. Contudo, algumas semanas depois, já é possível notar o surgimento de algumas manchas amareladas e alaranjadas no cabelo, comprometendo a beleza do seu loiro. E, junto com as terríveis manchas, vem a dúvida: o que fazer agora?

 

Manchas no cabelo loiro? Matizar é a solução!

 

Para responder a esta questão e corrigir o tom amarelado em cabelos loiros, platinados e grisalhos, é importante esclarecer que tais tipos de fio são, naturalmente, mais suscetíveis à oxidação. Esse processo de “queima de oxigênio” do cabelo, especialmente devido a fatores externos, trata-se do envelhecimento precoce das células da fibra capilar. O resultado da oxidação consiste no ressecamento capilar, no desbotamento da cor e no aparecimento de manchas em tom amarelado e/ou alaranjado.

 

Para reverter esse quadro, a matização é o melhor e mais indicado tratamento. Realizado por meio de um tonalizante ou usando produtos com efeito matizador, esse procedimento é perfeito para interromper a oxidação dos fios, corrigir a cor (eliminando as manchas amareladas e alaranjadas), preservar a coloração, prolongar sua durabilidade, além de realçar a tonalidade e a luminosidade dos fios.

 

Além de ser ideal para manter o cabelo loiro com efeito de salão por muito mais tempo, os adeptos dos cabelos grisalhos também podem se beneficiar da matização, já que este tratamento neutraliza o aspecto amarelo, que é muito comum também nos fios brancos.

 

Como escolher o melhor produto e matizar corretamente?
 
Vale destacar que a matização pode ser realizada por um profissional no ambiente do salão ou em casa mesmo, durante os cuidados rotineiros com as madeixas. Vale destacar a importância de manter uma periodicidade correta, em média a cada 20 dias, e seguir corretamente as orientações descritas na embalagem do produto.

 

Ao adquirir um produto com ação matizadora, a tonalidade arroxeada é sua principal característica. Além disso, considere apostar em uma composição que, além de corrigir a cor, também proporcione ação hidratante e nutritiva aos cabelos, de forma a conquistar e manter fios com muito mais vida, cor e saúde!