Porto

Temporada de navios termina neste sábado com Seven Seas, em trânsito

27/04/2018
Temporada de navios termina neste sábado com Seven Seas, em trânsito | Jornal da Orla

A partida do Seven Seas Navigator (operadora Regente Seven Seas Cruises), por volta das 18h deste sábado (28), encerra a temporada de cruzeiros marítimos 2017-2018. O início foi em 4 de novembro, com o transatlântico Sirena (Ocean Cruises) e, durante todo o período, foram registrados 68 dias com navios no Porto, totalizando 88 escalas de 11 transatlânticos, quatro deles com atracações regulares.

Santos, mais uma vez, detém a preferência dos turistas do navio em trânsito – cerca de 250 estrangeiros do Navigator embarcarão em seis ônibus da agência Central de Fretes, de receptivo local, para city tours que envolvem passeio panorâmico na Cidade e visitação ao Orquidário, Memorial das Conquistas do Santos FC e Museu do Café. Cinco farão o tour pela manhã e o outro, à tarde. Haverá ainda dois ônibus para roteiros no Guarujá e outros dois, em São Paulo.

O Concais, administrador do Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, ainda não divulgou o movimento da temporada, mas adiantou, em novembro, a expectativa de 470 mil passageiros, entre embarque, desembarque e trânsito.

Roteiro
O navio partiu, no dia 7 de abril, da Cidade do Cabo (África do Sul), para um roteiro de 22 noites, passou pelo Arquipélago Tristão da Cunha, considerado o território habitado mais remoto do mundo, segunda-feira (23) esteve em Montevidéu e, no dia seguinte, em Buenos Aires, chegando depois a Santos.

Ele segue agora para o Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE), iniciando a viagem que tem Los Angeles (EUA) como destino final. No roteiro, estão escalas em 10 portos: Ilha do Diabo (Guiana Francesa), Scarborough (Trinidad e Tobago), Willemstad (Antilhas Holandesas), Oranjestad (Aruba), Puntarenas (Costa Rica), Corinto (Nicarágua), Puerto Quetzal (Guatemala), Acapulco e Cabo San Lucas (México) e San Diego (EUA). Ele atravessará o Canal do Panamá no dia 14 de maio, após passar por Oranjestad.

Navio
Construído em 1999 e reformado 10 anos depois, o Navigator é um dos cinco que integram a família Seven Seas, formada ainda pelo Explorer, Mariner, Voyager e Splendour. Com 245 suítes e capacidade para 490 hóspedes, o navio de oito deques, 172m de comprimento e velocidade de 20 nós (37,04km/hora) dispõe de um tripulante por passageiro.

O primeiro navio da família a fazer escala em Santos foi o Mariner, na temporada 2010-2011 – ele retornou nas seis temporadas seguintes e foi substituído, na atual, pelo Navigator. Com sede em Miami, a Regent Seven Seas Cruises pertence à Norwegian Cruise Line Holdings Ltd., de cruzeiros internacionais, que opera também a Norwegian Cruise Line e a Oceania Cruises. As três marcas contam com 25 navios, em um total aproximado de 50.400 leitos, que visitam mais de 510 destinos por todo o mundo.