Roteiros Nacionais

Descubra Santa Catarina

10/03/2018
Descubra Santa Catarina | Jornal da Orla

O belo estado do Sul do país é uma excelente opção de passeio dentro do Brasil. São 500 km de litoral muito procurados nesta época de calor por brasileiros e estrangeiros, principalmente argentinos: Das águas cor verde-esmeralda que fazem de Bombinhas um paraíso para mergulhadores à Praia do Rosa e a Guarda do Embaú, reduto de surfistas. No interior e região serrana de Santa Catarina a imigração européia fez surgir encantadoras cidades que preservam a cultura e tradições de seus primeiros moradores. 
 

Grande Florianópolis – Na região da Grande Florianópolis, a capital famosa por suas belezas naturais e qualidade de vida, não faltam atrações. Além das mais de 100 praias da Ilha de Santa Catarina, lá também estão as estâncias de águas termais de Santo Amaro da Imperatriz, as paisagens rurais de Rancho Queimado, Anitápolis, São Bonifácio e São Pedro de Alcântara, além das belas praias de Governador Celso Ramos e Palhoça, onde fica a badalada Guarda do Embaú. Já Jurerê Internacional é uma espécie de Miami Beach brasileira, repleta de mansões e lounges à beira-mar. 

 

Caminho dos Príncipes – O nome deve-se a um episódio de 1853: as terras onde hoje é Joinville foram incluídas no dote de casamento do príncipe de Joinville com a princesa Francisca Carolina, irmã de D. Pedro II. Hoje, os rios, vales e morros cobertos de Mata Atlântica atraem quem aprecia ecoturismo e esportes de aventura. O clima tranquilo de praia predomina nos balneários de Barra do Sul, Barra Velha e Itapoá, onde a culinária açoriana é um dos atrativos.

 

Costa Verde e Mar – Desde as águas verde-esmeralda de Porto Belo e Bombinhas, ao Balneário Camboriú, com sua ótima infraestrutura hoteleira, de serviços e de entretenimento, não faltam atrações no litoral catarinense, pontilhado por adoráveis vilas de pescadores em muitos de seus recantos. Em Itajaí está o maior porto pesqueiro do país. Em Penha, o Parque Beto Carrero World. 

Isso sem citar as diversas vantagens de morar em Balneário Camboriú, não atoa tem sido escolha de muitas famílias que buscam uma nova vida.

Vale do Contestado – A Guerra do Contestado (1912-1916) foi um dos maiores conflitos sociais do país, colocando camponeses contra o Governo Federal. Descendentes de italianos e alemães trouxeram seus costumes e tradições a diversos municípios, mas também há influências dos imigrantes austríacos da região do Tirol, em Treze Tílias, e japoneses, principalmente em Frei Rogério. Em Fraiburgo estão os grandes pomares de maças.

Vale Europeu – A herança cultural dos colonizadores alemães, italianos, austríacos, poloneses e portugueses é a grande marca dessa região catarinense, localizada no Vale do Itajaí. A Alemanha esta em Blumenau, Pomerode, Brusque e Gaspar. A Itália em São João Batista, Rodeio e Nova Trento. O turismo de compras é atração em Brusque, São João Batista e Blumenau. Nova Trento é o segundo destino religioso mais visitado do Brasil. 


Serra Catarinense – Uma das regiões mais frias do Brasil é formada por 17 municípios onde predomina o turismo rural, com uma paisagem formada por florestas de araucárias, rios, cachoeiras, vales, campos de altitude e grandes canyons. Apreciadores de vinhos finos e espumantes encontram indústrias e vinícolas na região, numa experiência que se completa com gastronomia regional campeira, à base de pinhão, truta e carne de gado. 

Grande Oeste – É uma das regiões mais selvagens de Santa Catarina, com paisagem campeira adornada por cascatas e cachoeiras.  Chapecó é o principal centro urbano e pólo econômico da região. Para os turistas as atrações são variadas: turismo rural, gastronomia e festas típicas, museus e atividades ligadas ao ecoturismo. 

Encantos do Sul – Cidades históricas, ecoturismo e turismo de aventura, belas praias e lagoas numa faixa litorânea que é o principal berçário das baleias-franca no inverno. No interior, estâncias termais, municípios de cultura italiana e alemã e as duas maiores cidades da região: Tubarão e Criciúma. Laguna tem o centro histórico tombado pelo IPHAN. As praias do Rosa e da Vila (Imbituba) e do Silveira e da Ferrugem (Garopaba) são famosas pelo surf. Já em Gravatal a atração são as águas termais.

 

Caminho dos Canyons – Os impressionantes canyons do Parque Nacional de Aparados da Serra e da Serra Geral, no limite com o Rio Grande do Sul, dão nome à região colonizada por descendentes de italianos, portugueses e alemães.