Notícias

Gula ou fome?

03/02/2018
Gula ou fome? | Jornal da Orla

A gula, um dos sete pecados capitais, simboliza o exagero. Ela é tentadora, instiga, é antiga como o homem e a mulher. É famosa, mas tem uma péssima fama. Pecado e pecadora. Mas segundo o endocrinologista Fabiano Lago, especialista em biologia molecular e obesidade, a gula controlada, aquela que aparece de vez em quando, não traz prejuízo em longo prazo. O problema é quando ela se torna um hábito, um vício. 

"Ceder todos os dias a só mais um pouquinho poderá, com o passar do tempo, desencadear obesidade, diabetes, hipertensão arterial e excesso de gorduras no sangue", garante o endocrinologista. O médico explica que pessoas com baixa resiliência, com pouca ou nenhuma habilidade em lidar com problemas comuns do dia a dia, com baixa autoestima estão mais propensas a cederem à gula. As alterações hormonais, em alguns casos, também podem despertar aquela vontade de comer sem fome.
 

Não é fome
Fabiano Lago explica que gula é diferente de fome. "Isso tem que estar bem claro para as pessoas conseguirem combater a gula e não passarem fome. Gula é comer compulsivamente, mesmo depois da fome saciada", complementa.

Para o endocrinologista, a gula é um fenômeno, na maioria dos casos, emocional. Ele orienta que é preciso ficar atento e comer devagar, perceber que a fome já foi saciada e que aquele pouco a mais, além de pôr a perder uma dieta, pode fazer a pessoa a passar mal.
 

Tem solução
A boa notícia é que a pessoa gulosa tem solução. De acordo com o médico, o tratamento começa com uma boa anamnese para identificar a raiz dos problemas que desencadeiam a gula, exames laboratoriais para verificar se há questões hormonais. Às vezes a indicação de terapia ajuda muito.

Além disso, o especialista em obesidade ressalta que a gula pode surgir em qualquer idade e, inclusive, ser característica familiar. Nesse caso, há de se mudar os hábitos da família inteira. Confira algumas de suas 

 

Dicas importantes

• O primeiro passo é querer mudar de vida. Querer ter um corpo mais saudável deve vir primeiro do que ceder à tentação de comer um pouco a mais;
• Reconhecer quais gatilhos disparam episódios de gula e eliminá-los;
-saber lidar com as emoções, aprender a não confundir tristeza, solidão com vontade de comer;
• Ter uma alimentação saudável, comendo com intervalos frequentes e não muito longos, matando a fome antes de morrer de fome;
• Praticar exercícios físicos, pois eles ajudam a evitar a gula desenfreada.