
Para promover a paz, o respeito e a harmonia, neste domingo (21), representantes de 18 entidades religiosas se reunirão no Centro de Culto Afro Brasileiro Ilê Àse Sobo Oba Àrirá (Rua Otávio Correa, 64, Estuário), a partir das 17h, para ato ecumênico em comemoração ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.
Durante o evento, que está em sua 3ª edição, serão entregues placas em homenagem aos locais que sediaram os atos inter-religiosos nos anos de 2016 e 2017, que são respectivamente: a Mesquita Islâmica de Santos e o Centro Cultural Israelita, além do Centro que sediará a ação este ano.
Celebrado em 21 de janeiro, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi instituído pela Lei 11.635/2007 em memória ao dia do falecimento da iyalorixá Mãe Gilda, do terreiro Axé Abassá de Ogum, na Bahia, vítima de intolerância por ser praticante de religião de matriz africana. A sacerdotisa foi acusada de charlatanismo, sua casa atacada e pessoas da comunidade agredidas. Ela morreu de infarto no ano 2000.
O evento, que contará com a presença do cantor Velasques, Afoxe Obarafim e apresentação da Banda da Polícia Militar, é uma parceria entre a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, da Secretaria de Relações Institucionais e Cidadania, com o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e o Movimento Inter-Religioso pela Cidadania.
Deixe um comentário