
Além de servirem como instrumento da Guarda Municipal e da Polícia Militar no esquema de segurança montado na orla da praia para a virada do ano, os três drones cedidos pela Secretaria de Comunicação de Santos serão utilizados para o monitoramento do mar, a fim de identificar eventuais riscos de afogamento.
Um bote inflável, com motor de popa, também estará disponível.
Os equipamentos aéreos sobrevoarão a praia das 20h do dia 31 até as primeiras horas do dia seguinte, com uma unidade funcionando entre o Emissário Submarino e o canal 2; outra, do canal 2 ao canal 4, e a terceira, do canal 4 ao canal 6.
As imagens captadas pelos drones serão transmitidas ao vivo para um receptor portátil, que permanecerá sob observação de guardas municipais e policiais militares. Gravados em alta definição, os vídeos ficarão à disposição para eventual necessidade de investigações.
A utilização desta tecnologia tem como objetivo aumentar o campo visual do sistema de vigilância, proporcionando uma resposta mais rápida por parte das equipes distribuídas ao longo da praia, explica o secretário de Segurança (Seseg), Sérgio Del Bel.
Normas
Conforme determina a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os drones farão sobrevoos a alturas superiores a 30 metros, além de pouso e decolagem em área isolada do público. Os três equipamentos a serem utilizados são homologados pela Anac.
Operação
Para esta temporada, Santos conta também com o reforço de 292 policiais militares, em efetivo que inclui sargentos, soldados e agentes destacados de unidades territoriais, com parte dos postos preenchidos por meio da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar (Degem). Já na Operação Praia Segura, dez guarda-vidas por tempo determinado são empregados na Cidade.
Deixe um comentário