Roteiros Nacionais

Rio: muito além das praias

02/12/2017
Rio: muito além das praias | Jornal da Orla

Apesar da crise financeira e dos problemas com segurança, o Rio de Janeiro continua liderando a preferência do turismo internacional no País. Estudo produzido pelo conceituado instituto Euromonitor confirmou que o Rio de Janeiro é o destino turístico mais visitado da América do Sul em 2017, com a presença estimada de 2,2 milhões turistas estrangeiros. É a única cidade brasileira a integrar a lista dos 100 destinos mais procurados do planeta. Buenos Aires e Lima são as outras cidades sul-americanas a figurar nesse ranking. 

E dá para entender os motivos. O Rio é uma cidade encantadora, envolvente, com belas praias, uma grande diversidade de atrações turísticas, vida cultural vibrante e a peculiar descontração do carioca.  Só uns exemplos do que aguarda o turista por lá:

 

Sítio Burle Marx – Em Barra de Guaratiba, o sítio detém uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semitropicais do mundo. Reconhecido como patrimônio cultural brasileiro desde 1985, o Museu-Casa Burle Marx realiza diversas atividades culturais e funciona como uma escola de paisagismo, botânica e artes em geral. 
 

Jardim Botânico – Reúne centenas de coleções raras de bromélias e orquídeas, além de árvores centenárias e plantas exóticas. Isso tudo sem falar no belo caminho envolto de palmeiras imperiais, que já virou cartão postal da cidade. Fundado em 1808 por Dom João VI, o Jardim Botânico também guarda obras de artes, como as estátuas de Eco e Narciso de mestre Valentim e o Portal da Academia de Belas Artes, projetado por Grandjean de Montigny. 

 

Santa Teresa – No bairro de Santa Teresa está o Museu Chácara do Céu, lugar perfeito para curtir cultura, natureza e uma belíssima vista de 360 graus da cidade. O museu conta com exposições fixas e temporárias, e mantêm dois cômodos mobiliados, preservando a residência do colecionador Raymundo Castro Maya. Seu acervo tem quadros da época modernista, como Guignard, Di Cavalcanti e Portinari, além de pinturas da capital fluminense no século 19.

 

Lapa – Na boêmia Lapa está a colorida Escadaria Selarón, do pintor e ceramista chileno Jorge Selarón. Com 215 degraus e 125 metros, a escadaria mais famosa do Rio de Janeiro é composta de 2 mil azulejos provenientes de mais de 60 países. No bairro, que abriga os tradicionais Arcos da Lapa, vale a pena dar uma esticada até a Rua do Lavradio e imediações, onde acontece, todo primeiro sábado do mês, a Feira Rio Antigo.

 

Pantanal Carioca

Já na Zona Oeste, o visitante tem a oportunidade de apreciar uma variedade de parques, sítios e até pantanal. É na Barra da Tijuca que acontece o tour pelo 'Pantanal Carioca', uma opção de lazer que agrega consciência ambiental e turismo durante um passeio de balsa pela Lagoa de Marapendi. O trajeto é acompanhado de biólogos que apresentam a fauna e flora nativa, como jacarés, diferentes espécies de aves e peixes, flores e plantas.