Beleza

Durante o verão, fique de olho na oleosidade da pele

25/11/2017
Durante o verão, fique de olho na oleosidade da pele | Jornal da Orla

No verão, época de temperaturas mais quentes, aumenta também a oleosidade da pele, pois o  calor faz com que as glândulas responsáveis por produzir a transpiração entrem em produção excessiva para manter a temperatura do corpo.

 

"Consequentemente, as glândulas que produzem oleosidade e sebo também aumentam, deixando a pele com aspecto de grude. Por ser composto de impurezas, óleos e sais, o suor, aliado ao sebo produzido pela pele, entope os poros com resíduos, podendo causar espinhas e cravo", explica a fisioterapeuta dermato-funcional Thaís Carvalho, da Onodera Estética. A especialista dá cinco dicas para combater a oleosidade da pele:

 

Protetor solar correto – Além do fator de proteção, atenta para a textura de sua pele. Pessoas com pele oleosa devem optar por protetores leves. Nesse caso, é indicado o uso de produtos em gel, oil-free ou gel-creme.

Pele hidratada – A aplicação de hidratantes deve ser diária, ao acordar e antes de dormir. Contudo, a atenção na hora da escolha do produto deve ser ainda maior. Durante a noite, as glândulas sebáceas começam a produzir o sebo. O resultado é a superprodução de oleosidade e entupimento dos poros, deixando-os dilatados. Dê preferência a hidratantes oil-free, com ácido salicílico e glicólico na composição. Geralmente, esses produtos têm absorção rápida e deixam a textura leve.

Alimentação saudável – Boa parte da oleosidade da pele vem de dentro, consequência do consumo de alimentos gorduroso. Evite frituras e produtos industrializados, e aposte em alimentos ricos em vitamina C, que ajudarão nas inflamações e no controle da oleosidade excessiva. Além disso, é importante ingerir, no mínimo, dois litros de água por dia, para garantir a eliminação de toxinas que podem causar inflamações. 

Maquiagem – Não exagere, alguns produtos podem obstruir os poros. Escolha os  com silicone na formula, que age como um filme protetor na pele, sem penetrar e obstruir os poros.

Limpeza de pele- Faça periodicamente com uma profissional. Para melhores resultados, com ionização.

 

Não esprema as espinhas

Uma consequência da oleosidade excessiva da pele é o aparecimento da acne -a popular espinha. A dermatologista Andréa Rosato alerta que não se pode espremer esta dermatose por conta própria. "Além de piorar o quadro de inflamação, o local poderá ficar mais sensível e provocar o aparecimento de "manchas", explica.

Existem profissionais, geralmente esteticistas, capacitados para realizar a remoção dos comedões ("cravos") de maneira correta. "A limpeza de pele, quando realizada por um profissional treinado e de confiança, tem papel importante para ajudar no controle da acne, minimizando o risco do aparecimento de manchas ou cicatrizes", afirma.

Segundo ela, é fundamental procurar orientação médica logo no início do quadro. "O tratamento precoce ajuda a amenizar a acne e prevenir o aparecimento de cicatrizes e manchas", diz a dermatologista.

A profissional pondera que o ideal é prevenir as cicatrizes, evitando "espremer" as espinhas, buscando um tratamento precoce e correto.