Roteiros Nacionais

Parque da Chapada dos Veadeiros reabre para visitas

18/11/2017
Parque da Chapada dos Veadeiros reabre para visitas | Jornal da Orla

Cartão postal da região centro-oeste e santuário ecológico da fauna e flora do cerrado brasileiro, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, reabriu para visitação pública dia 1º de novembro.  O parque é considerado Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO. Ele protege diversas formações vegetais (algumas delas só existentes na região), nascentes, cursos d'água, rochas com milhões de anos, animais em extinção e paisagens de beleza rara.

Por lá, o turista pode aproveitar para conhecer a fauna e flora do cerrado, tomar banhos de cachoeira, fazer trilhas e explorar antigas rotas usadas por garimpeiros. A Unidade de Preservação também é local para pesquisa científica e educação.

Das quatro grandes trilhas de visitação, três estão acessíveis: a trilha dos Saltos, com 11 km de extensão ida e volta; a trilha dos Cânions, que possui 12 km de extensão ida e volta; e a trilha da Seriema, com 800m. A Travessia das Sete Quedas – aberta para visitação apenas no período da seca (abril a setembro) – foi prejudicada por recente incêndio florestal e segue fechada.