Beleza

Quatro sinais de alerta nos cabelos

04/11/2017
Quatro sinais de alerta nos cabelos | Jornal da Orla

Na busca por obter cabelos impecáveis, muitas mulheres acabam exagerando e submetendo os fios a procedimentos e produtos que acabam prejudicando a saúde capilar. Uso excessivo de chapinha, cremes ou tratamento químicos podem causar danos aos fios e até ao couro cabeludo. 

"Muitas mulheres procuram soluções rápidas e se preocupam mais com a aparência do cabelo do que com a saúde dos fios. Só percebem que os fios precisam de cuidados quando a sua estrutura já está bastante comprometida", afirma hair stylist e visagista Rosângela Rocha. A especialista adverte sobre quatro sinais de alerta. Confira.

 

1. EFEITO PALHA: Realizar muitos processos químicos como relaxamento e descoloração ajuda a ampliar o efeito "palha" nos fios, fazendo com que, além de esteticamente feio (opaco), eles fiquem quebradiços. Para evitar o problema, é necessário um espaçamento de, no mínimo, três meses entre a realização dos procedimentos químicos

2. FRIZZ: São os famosos fios rebeldes, que insistem em ficar arrepiados.  A principal causa é o ressecamento dos fios. Então, caprichar na hidratação é fundamental. Usar máscaras à base de água e queratina pode ser uma ótima opção para recompor a estrutura dos fios e devolver a umidade a eles.

3. PONTAS DUPLAS: Alisamento, tintura e exposição ao sol são algumas das causas da fragmentação dos fios, que gera as pontas duplas. A solução é fazer uso do reparador de pontas à base de óleos, como o de Argan, que possui função nutritiva, ou o mineral, que devolve o brilho dos fios. Adotar o protetor térmico para uso diário protege o cabelo contra o calor de secadores, babyliss, escovas rotativas e chapinhas, além de deixá-lo com aspecto hidratado.

4. QUEDA: Preocupante, a queda sinaliza problemas, na maioria das vezes, no couro cabeludo. Entretanto, também pode ser relacionada a questões médicas (hormonais ou vitamínicas). O ideal é procurar especialistas (médico e cabeleireiro) para diagnosticar a causa para fazer o tratamento correto.