Roteiros Nacionais

Itirapina: a nova descoberta do turismo rural

28/10/2017
Itirapina: a nova descoberta do turismo rural | Jornal da Orla

Pertencente ao Circuito Turístico da Serra de Itaqueri, Itirapina é uma simpática cidadezinha de interior acolhedora e cheia de recursos naturais. Localizada a 214 km da capital paulista, perto de Brotas, o que não falta por lá são boas atrações para os amantes de ecoturismo, já que o lugar abriga mais de 20 cachoeiras, de diferentes tamanhos e quedas d'águas.

A cidade é também conhecida pelo seu rico turismo rural, com fauna e flora abundantes no bem preservado cerrado paulista. Nas estradas rurais, é possível se deparar com lobos guarás, casais de seriemas e quero-queros, ou com bandos de macacos, maritacas e tucanos. Outro pássaro abundante na região é o pica-pau. Os passeios de barco, caiaque e a pescaria artesanal podem ser realizadas na bela Represa do Broa.
 

Terra de Ulysses
Itirapina ("Morro Pelado" em tupi) cresceu a partir de um antigo povoamento do século XVII. A efetiva ocupação, porém, se deu apenas no século XIX. A construção da capela de Nossa Senhora da Conceição foi iniciada em 1839, mas a cidade só comemora seu ano de fundação a partir de 1935, quando adquiriu a condição de município, abrangendo o distrito de Itaqueri, que fica a 30 km do centro da cidade.

Itaqueri era uma pequena vila de colonizadores portugueses, um dos pontos de parada das caravanas que iam de Mogi-Mirim a Araraquara no século XVIII. Um de seus ilustres moradores foi o deputado Ulysses Guimarães. As construções históricas retratam o passado, como a casa onde o político nasceu, em 1916, e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que possui uma imagem da santa entalhada em carvalho, trazida da Ilha da Madeira pelos primeiros colonos. A igreja é pequena, porém repleta de imagens e mosaicos.

 

Desfrute o melhor da natureza

O cicloturismo vem crescendo de maneira exponencial na região e chega a reunir, em alguns finais de semana, mais de mil ciclistas nas estradas de Itirapina, todos em busca de belas paisagens e ar puro.

O Mirante das Águas e o Morro do Fogão são outras opções naturais para se divertir na cidade. Em seus 22 mil m², o mirante abriga as cachoeiras do Monjolinho com 12 m, a da Ferradura com 47 m e, a mais famosa, a do Saltão, com uma queda de 75 metros. Há também trilhas, área para camping, chalés, restaurante e uma pequena estrutura de lazer com piscina e playground. 

Vale conhecer também as Cachoeiras de São José, Passa Cinco e Itaqueri, que são belíssimas e bem preservadas. Há ainda mais 15 quedas que não são exploradas pelo turismo. Muitas cachoeiras de Itirapina fizeram a fama de São Pedro e de Brotas, e agora a cidade trabalha intensamente para destacá-las no cenário estadual e internacional.
 

Onde ficar – Embora o município esteja ainda caminhando para se estruturar turisticamente, uma opção de hospedagem é o Broa Golf Resort. São quase 400 m de praia exclusiva à beira da represa, campo de golf, esportes náuticos, piscinas e uma ótima equipe de recreação. Além disso, o hotel oferece gastronomia diferenciada, mesclando pratos internacionais e regionais.

Como chegar- Saindo da capital, Rodovia dos Bandeirantes e depois Rodovia Washington Luís, passando por Rio Claro e Corumbataí. Depois, pega-se o acesso para Itirapina. São mais 10 km até chegar à cidade.