
Nesta sexta-feira (27), serão realizadas as primeiras 45 cirurgias de catarata de pacientes da rede municipal de saúde dentro do Meta 30. O programa da Prefeitura que está reduzindo a espera pelos serviços de especialidades fará um total de 1.500 procedimentos deste tipo, zerando a fila atual com cerca de 1.200 pacientes além de atender novos pedidos.
As cirurgias serão feitas pela clínica Bolzan, que funciona dentro do hospital Beneficência Portuguesa, por meio de ata de registro de preços firmada após a pregão eletrônico entre clínicas e hospitais da região. O contrato tem custo total de R$ 1,2 milhão e prevê 20 tipos de exames e cirurgias de oftalmologia, totalizando 14.500 procedimentos no período de 12 meses.
Os pacientes beneficiados estão na lista de espera e são encaminhados pelos Ambulatórios de Especialidades da Região Central Histórica e da Zona Noroeste. Desde a sexta-feira (20), começaram os exames preparatórios como avaliação da pressão ocular, mapeamento de retina e biometria. Nesta terça (24), foi a vez de um grupo de 25 munícipes.
O oftalmologista João Bolzan Neto ressalta que a parceria com o poder público está facilitando o acesso da população a importantes procedimentos médicos, como a cirurgia de catarata. “É um procedimento cirúrgico relativamente rápido, com uma tecnologia muito grande. Graças à parceria com a Prefeitura, temos a oportunidade de oferecer aos pacientes da Cidade um serviço de ponta”.
Exames e procedimentos
Entre os 12.200 exames previstos estão o de paquimetria ultrassônica, campimetria computadorizada, mapeamento de retina, ultrassonografia de globo ocular, retinografia e outros. Já entre as 2.300 procedimentos ambulatoriais, além dos de catarata terão mais quatro tipos: vitriolise, capsulotomia e sinequiolise (a yag laser) e de iridotomia a laser.
Deixe um comentário