Roteiros Nacionais

Veneza em terra firme

30/09/2017

Diferente da famosa cidade italiana, a xará brasileira foi erguida em terra firme, na região de montanhas da Serra Geral em Santa Catarina. Mais de 90% de seus 14 mil moradores descendem de italianos e o idioma é ensinado nas escolas. O nome explica-se: a cidade tem a cultura fortemente ligada à Veneza original e preserva como herança o dialeto vêneto. Arquitetura, música e danças folclóricas, além do casario tipicamente italiano do centro da cidade, encantam os visitantes. Nos arredores, rios cristalinos correm entre montanhas de matas nativas.

Até o artesanato de Nova Veneza se inspira na Veneza italiana e prioriza, como lembrança, as máscaras da principal festa local, o Carnevale di Venezia, que acontece sempre na segunda quinzena de junho. Foliões mascarados e figurinos especiais reproduzem os nobres europeus de antigamente. A programação inclui shows locais e regionais, grupos folclóricos e de dança.

Atrativos – Entre os locais históricos, culturais e religiosos mais visitados estão as casas de pedra, construídas no ano de fundação da colônia (1891) e tombadas como patrimônio histórico nacional; o Museu do Imigrante; o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio; a Roda D`água e a Gôndola Veneziana, importada da Itália e um dos quatro exemplares em uso fora do país europeu. 

No Aguaí Santuário Ecológico o turista percorre trilhas e aventura-se na descida de rapel e tirolesa. Entre as cachoeiras, a da Vila Maria está situada nas escarpas de um vale com cerca de 100 m de altura. A água despenca outros 100 m de um paredão e forma uma bela cascata. Outras opções de banho são as cachoeiras do Cantão, Coral e Três Quedas. 

A paisagem da Serra Geral também pode ser apreciada durante o Caminho da Via-Crucis com 14 capelinhas. Já a Via do Imigrante, antiga estrada rural que liga Nova Veneza ao Distrito de Caravaggio, pode ser percorrida de carro, bicicleta ou a pé, passando por paisagens rurais e matas nativas. O percurso tem 2,6 km.

Gastronomia e enoturismo – A cidade é reconhecida como o principal pólo gastronômico do Sul de Santa Catarina. As cantinas servem pratos que se baseiam no macarrão rústico, carnes e galinhas ensopadas, entre outras iguarias. Em Nova Veneza o turista também poderá visitar vinícolas e conhecer o processo de cultivo das uvas e de produção do vinho, além de degustar outros produtos típicos.