Roteiros Nacionais

Mendes Tur completa 30 anos

16/09/2017
Mendes Tur completa 30 anos | Jornal da Orla

Se somar quantas milhas os clientes da agência de turismo Mendes Tur percorreram desde que ela existe, seria possível dar a volta ao mundo milhares de vezes. A empresa, que nesta segunda-feira (18) completa 30 anos de existência, se consolidou no segmento na região.

 

Relação de confiança

Ines Bellini atuava no mercado financeiro desde 1982 e tinha na sua carteira de clientes o  empresário Armênio Mendes. Em 1987, recebeu dele o convite para largar a carreira promissora que tinha pela frente na instituição financeira e ajudar a viabilizar a agencia de turismo que o ousado empreendedor planejava para seu então novo empreendimento, o Miramar Shopping. Ela aceitou o desafio e começou o trabalho. Armênio se manteve sócio da Mendes Tur até 2004. No processo de criação de um novo grupo empresarial, passou a ser sócio o irmão, Américo Mendes, que até hoje, com seu estilo simpático e discreto, acompanha a evolução da Mendes Tur.

'Nossa missão é fazer com que o cliente volte realizado e satisfeito de sua viagem", resume a diretora da Mendes Tur, Ines Bellini. De 18 de setembro de 1987 até hoje, muita coisa mudou: a estrutura de atendimento foi ampliada diversas  vezes e o atendimento ficou ainda mais especializado.

O resultado foi a fidelização de gerações. "Tem clientes que compraram conosco a viagem de lua-de-mel e agora estão levando os netos para passear", exemplifica. Segundo ela, é o resultado do trabalho desenvolvido ao longo destas três décadas. "Muita dedicação. Não se pode ficar numa zona de conforto. Procuramos manter um ritmo de como se estivéssemos começando hoje".
 

Aperfeiçoamento constante

Segundo Ines Bellini, o crescimento da empresa se explica pela busca constante da excelência, com a qualificação dos profissionais e investimento em novas tecnologias. "Temos uma equipe de primeira linha. Fazemos treinamentos mensalmente", diz. 

A diretora destaca que o diferencial de sua equipe é a capacidade de identificar o perfil do cliente. "Cada um tem uma preferência. Tem aspectos de uma viagem que para uns é dispensável, enquanto para outros é fundamental. Há diversos estilos de viagem, existem pessoas extremamente tradicionais, outras buscam experiências mais exóticas. Tem cliente que gosta de viajar em grupo e deseja o acompanhamento de um guia, outros preferem comprar a passagem, alugar o carro se sair viajando…", explica.

Segundo ela, os viajantes estão mais exigentes, buscando sempre a melhor relação custo-benefício. "Somos, verdadeiramente, consultores de viagem". 


Hoje, além da matriz inaugurada em 1987, a Mendes Tur conta com uma filial no Praiamar Shopping, que funciona desde 2000. 

A concorrência da internet
Alguns anos atrás, com o desenvolvimento da internet, as agências de turismo enfrentaram a forte concorrência de sites que ofereciam condições atraentes. "Realmente nos afetou por um período, até que o público tivesse pleno conhecimento do que era a internet. E a propaganda, tanto positiva, quanto negativa, é a alma do negócio. A partir do momento que as pessoas começaram a ter problemas na compra pela internet, voltaram para o atendimento  presencial”, explica. "Muitos sites que estavam em evidência atualmente não estão mais", completa.

 

Atendimento presencial
Ela destaca as vantagens do atendimento presencial. "Na agência o cliente pode fazer tudo: comprar seu pacote de viagem, a passagem, reservar o hotel, contratar passeios, adquirir um cruzeiro marítimo, nacional ou internacional, fazer o seguro-viagem e também seu câmbio de moedas estrangeiras. E ainda tem um consultor explicando tudo, indicando as melhores opções", argumenta. "O atendimento presencial continua sendo insubstituível. Nada como conversar, esclarecer dúvidas e tomar um cafezinho".
 

Prêmios
A Mendes Tur recebe prêmios e o reconhecimento de diversos parceiros comerciais constantemente.
 

Câmbio com segurança
A Mendes Tur oferece o serviço de câmbio de moedas estrangeiras, em parceria com a Confidence Corretora, explica Marcos Bellini. "Hoje, o serviço é oferecido nas duas lojas, no Miramar e no Praiamar, com ótimas instalações, com conforto e segurança. Trabalhamos com diversas moedas, até as mais exóticas, também com cartões pré-pagos e o MoneyGram (remessa de valores de pessoa física para pessoa física, entregue na moeda do país onde a pessoa estiver)".