Roteiros Nacionais

Onde passear em Sampa com as crianças

09/09/2017
Onde passear em Sampa com as crianças | Jornal da Orla

A capital paulista oferece diversos espaços voltados ao entretenimento das crianças, como parques, bibliotecas e museus. São programações variadas e gratuitas para distrair os pequenos na grande metrópole, que fica apenas uma hora de Santos, o que permite um passeio de bate-volta.

 

Museu Catavento (foto)
O Catavento Espaço Cultural da Ciência apresenta a ciência de forma interativa e instigante para crianças, jovens e adultos. O espaço oferece seções lúdicas, sociais e culturais, ricas em objetos e ambientes de aprendizagem. A entrada é gratuita aos sábados. O museu fica no Palácio das Indústrias, antiga sede da Prefeitura de São Paulo, no Brás (atrás do Mercadão), região central da cidade.
 

Museu do Futebol


O Museu do Futebol ocupa área de 6.900 m² na entrada principal do Estádio do Pacaembu. O espaço foi inaugurado em 2008 e é um dos mais visitados do país. A exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma interativa a chegada da modalidade ao território nacional e como ela se tornou parte da nossa cultura.

 

Instituto Butantan


O parque do Instituto Butantan, fundado em 1910, tem acesso gratuito todos os dias, das 7 e 18h. O espaço conta com aproximadamente 800 mil m² e 62% de área verde no bairro do Butantã e, além do parque, os visitantes podem conhecer gratuitamente a biblioteca, especializada nas áreas de toxinas, imunologia, biodiversidade e biotecnologia. 

 

Parque da Água Branca


O Parque da Água Branca conta com área superior a 130 mil m², localizado na zona oeste de São Paulo. Os prédios, em estilo normando, são datados de 1935 e representam um atrativo à parte. O número aproximado de espécies arbóreas adultas é de três mil. Lá, funciona o "Espaço da Leitura", com cerca de dois mil exemplares, grande parte de literatura infantil e infantojuvenil, divididos em várias casinhas temáticas. O local tem atividades de terça-feira a domingo, das 9 às 18h.

 

Parque da Juventude


Localizado ao lado da estação Carandiru do Metrô, o parque possui ampla área verde, oito quadras poliesportivas, duas quadras de tênis, pistas de skate, ciclovia, playground, pista para caminhada e corrida, estações de ginástica, área canina e grande espaço aberto para a realização de shows e eventos. Também podem ser apreciados diversos murais trabalhados em grafite.