Manual do Viajante

Como não deixar o medo de avião comprometer a viagem

09/09/2017
Como não deixar o medo de avião comprometer a viagem | Jornal da Orla

Não são poucas as pessoas que, embora tenham desejo, deixam de conhecer outros lugares por medo da viagem de avião. O problema tem até nome: Aerofobia, ligada aos Transtornos da Ansiedade. O medo provoca uma série de reações no organismo, que podem levar a pessoa a comportamentos de risco para si e para os outros. Confira seis comportamentos listados pela VOE Psicologia, empresa especializada no medo de voar, que devem ser evitados durante um vôo por pessoas que apresentam o transtorno:
 

Tomar medicamentos sem prescrição médica 
Esse é um dos erros mais comuns de quem tem medo de voar. A automedicação é perigosa em solo e no ar ela pode ser fatal. Isso porque durante o vôo a oxigenação diminui devido à altitude. Menores níveis de oxigênio geram cansaço e sonolência. Ao tomar medicamentos que dão sono, esse efeito é potencializado e pode causar confusão mental, delírios, entre outros efeitos indesejados.

 

Beber antes ou durante o vôo
Com a redução dos níveis de oxigênio no sangue, o álcool irá causar ainda mais sonolência e cansaço, podendo também alterar o estado de consciência e aumentar o nível de ansiedade.

 

Misturar medicamentos com álcool
Uma situação altamente arriscada em solo que se agrava durante o vôo. Pode até mesmo levar a pessoa a entrar em coma, uma vez que o álcool e medicamentos para dormir levam à depressão do sistema nervoso central, deixando a função cerebral mais lenta.

Perturbar os outros passageiros
O medo de voar causa muita ansiedade e a pessoa pode se descontrolar e ficar sem noção do que pode ou não fazer. Puxar conversa para descontrair é uma boa idéia, desde que a pessoa ao lado queira conversar. Mas, mantenha uma conversa descontraída, sem tocar no assunto do medo de voar ou fazer afirmações de que o avião pode cair, por exemplo. Lembre-se de que o medo é seu e não dos outros passageiros.

 

Incomodar a tripulação
Também é preciso bom senso ao chamar a tripulação para perguntar se falta muito para chegar, se há algum problema com o vôo etc.

 

Desobedecer às regras de vôo
A ansiedade pode levar à necessidade maior de movimentação. Com isso, a pessoa pode ficar circulando no corredor e ir ao banheiro mais vezes. A dica é sentar-se no corredor para incomodar menos o passageiro ao lado e não sair da poltrona durante o serviço de bordo. De qualquer maneira, respeite as regras de atar cintos e permanecer sentado, assim como demais orientações dos comissários de bordo.

 

Como tratar o medo de voar
Ao invés de evitar viajar ou colocar em risco à saúde, o ideal é procurar ajuda para tratar o medo de voar. "O medo de voar realmente pode interferir na vida da pessoa, principalmente quando a profissão exige deslocamentos constantes", diz Fernanda Queiroz, co-fundadora da VOE Psicologia. Segundo ela, o tratamento é feito em 10 sessões individuais, ou em grupo, e envolve vários métodos, como psicoeducação, terapia cognitivo comportamental (TCC), controle da ansiedade e até simulação de vôo, que é feita no Campo de Marte, em São Paulo. "Em geral, mais de 90% dos pacientes conseguem vencer o medo de voar", garante. Mais informações pelo e-mail: [email protected]