Roteiros Nacionais

Uma viagem pelo folclore brasileiro

02/09/2017
Uma viagem pelo folclore brasileiro | Jornal da Orla

Personagens como Saci Pererê, Bumba-meu boi, Curupira, Caipora, entre outros, povoam o imaginário dos brasileiros. Cada região tem suas próprias lendas, mas algumas narrativas são contadas, com algumas variações, pelos quatro cantos do país. Conheça alguns destinos que têm fortes ligações com essas manifestações culturais, indicados pela momondo, buscador de passagens aéreas e reservas de hotéis:
 

Saci-Pererê – São Luiz do Paraitinga (SP)

Desde 2003, a pequena cidade de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, promove a Festa do Saci com muita música, teatro, contação de histórias, oficinas, brincadeiras e outras atividades. Este ano acontece de 27 até 29 de outubro. O mito do Saci surgiu entre tribos indígenas e se espalhou pelo Brasil inteiro. A principal característica da figura de uma perna só é a travessura. De acordo com a lenda, os sacis nascem em brotos de bambu e costumam ser encontrados em redemoinhos de vento. No Estado de São Paulo, o dia 31 de outubro foi oficializado como o Dia do Saci. 
 

Mãe d'Água e Boto – Manaus (AM)

Mitos como os do Boto, que nas noites de lua cheia sai do rio e se transforma em um rapaz charmoso que seduz as moças durante as festas, e da Mãe d'Água, ou Iara, uma bela sereia que encanta os homens e os leva para a morte, tomam conta do imaginário local e são um convite para conhecer melhor a cultura da região amazônica, riquíssima em histórias e personagens mágicos. Um bom ponto de partida para essa viagem é Manaus, capital do Amazonas. A cidade por si só já vale a visita e, de lá, também saem passeios para conhecer a Floresta Amazônica, as aldeias indígenas e, claro, os rios.
 

Bumba-meu-boi – São Luís (MA)

A história é contada (com algumas variações) e celebrada em diversas regiões do país, mas São Luís do Maranhão é um dos destinos onde o mito é comemorado com mais força. Todo ano, no mês de junho, acontece na cidade a festa do Bumba-meu-boi. Grupos folclóricos de todo o Estado se encontram nas ruas da capital maranhense e se apresentam ao redor de bois coloridos, num festival marcado por muita dança e ritmos. 

 

Lobisomen – Joanópolis (SP)

Destino de ecoturismo na divisa com Minas Gerais, a pequena cidade é famosa por ser a "Capital do Lobisomem". O título se deve ao fato de que muitos moradores, principalmente os mais antigos, relatam já terem visto a criatura assustadora, mistura de homem e lobo, andando pelas ruas em noites de lua cheia. Fortemente cultivada pela população, a lenda acabou virando um grande atrativo para os turistas. No município existe até uma Associação dos Criadores de Lobisomens. Aos pés da Serra da Mantiqueira, Joanópolis tem rios e cachoeiras, como a Cachoeira dos Pretos, com seus 154m de queda.
 

Caboclo d'Água  – Serra da Canastra (MG)

Lar de espécies ameaçadas, como o lobo guará e o tamanduá-bandeira, o Parque Nacional da Serra da Canastra foi criado em 1972 para proteger as nascentes do Rio São Francisco. E defender o Velho Chico é justamente a missão do Caboclo d'Água, ser mítico que assombra pescadores e navegantes, chegando até a virar e afundar os barcos. No parque, a vida rural preserva antigas tradições, como o carro de boi, o queijo canastra e a arquitetura do século XIX. A área abrange as cidades de São Roque de Minas (nascente histórica do Velho Chico), Vargem Bonita, Delfinópolis, Sacramento, São João Batista do Glória e Capitólio.