Manual do Viajante

Situações para acionar o seguro viagem

02/09/2017
Situações para acionar o seguro viagem | Jornal da Orla

Ao se planejar uma viagem internacional é importante pensar na aquisição de um seguro para garantir mais tranquilidade e segurança ao sonhado passeio. Para quem tem dúvida do custo/benefício, confira oito situações em que o viajante pode acionar o seguro viagem e receber assistência.
 

Gastos devido a atraso ou cancelamento de vôo
Se ao chegar no aeroporto descobrir que o vôo foi cancelado devido a questões climáticas, e que só será possível embarcar quando o tempo estabilizar, guarde todos os comprovantes dos gastos com alimentação e hospedagem para reembolso, conforme orientações disponíveis nas instruções de uso em sua apólice.

 

Extravio de bagagem
Se isso acontecer e o seguro contratado incluir essa indenização, não entre em pânico. Basta falar com a empresa sobre a perda da bagagem após o seu retorno e apresentar os documentos emitidos pela companhia aérea. Caso a mala seja encontrada, mas haja demora na entrega, também é possível ter o reembolso dos gastos pelo atraso na devolução ou até por danos ao objeto.

 

Necessidade de assistência médica 
O recomendado é primeiro falar com a provedora do seguro viagem que, em um atendimento por brasileiros, irá encaminhá-lo aos prestadores autorizados. Isso evita que o segurado tenha que colocar a mão no bolso e arcar com os custos do imprevisto. Se for o caso, haverá o reembolso após o retorno, de acordo com a cobertura contratada, item coberto e as condições gerais.

 

Assistência odontológica
Os procedimentos são os mesmos da assistência médica. Entre em contato com a empresa, que irá indicar uma clínica conveniada para prestar o atendimento.

 

Acidente durante prática de esportes 
É necessário informar ao seu agente de viagem ou corretor sobre a prática de esportes durante a viagem, pois nem todos os seguros básicos cobrem esse tipo de atividade. Existem opções adicionais para práticas de esporte que podem ser contratadas. Para solicitar atendimento, o procedimento é o mesmo da assistência médica.

 

Furto de equipamentos eletrônicos
Em caso de furto qualificado de bens eletrônicos, se este serviço for contratado, basta acionar a empresa para obter o reembolso até o limite contratado referente ao valor do aparelho. Nesse caso, é necessário ter em mãos o boletim de ocorrência, a nota fiscal, entre outros documentos solicitados.

 

Extensão de hospedagem por cancelamento de vôo 
 No último dia, a nevasca toma todo o destino e os vôos são cancelados. Para esse tipo de situação, é possível adquirir um adicional para extensão de hospedagem devido ao cancelamento de vôo, que cobrirá a sua estadia extra por até cinco dias.

 

Garantia de retorno ou regresso antecipado 
Também é possível acionar o seu seguro viagem caso seja necessário antecipar a volta ao destino de origem. Nesses casos, a seguradora oferece os custos com a nova passagem ou assume os custos do valor da multa da companhia aérea devido à mudança das datas do retorno.