Roteiros Nacionais

Primavera em Holambra

02/09/2017
Primavera em Holambra | Jornal da Orla

Até o dia 24 de setembro o público pode conferir as novidades e se deslumbrar com formas, cores e aromas na 36ª Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina que acontece em Holambra, a 140 km da capital. A cidade, antiga colônia holandesa, responde por 40% de toda a produção de flores do país.

Como atrações, a Expoflora traz a Exposição de Arranjos Florais; a Mostra de Paisagismo; a Parada das Flores e a Chuva de Pétalas; o Shopping das Flores; o passeio turístico por Holambra, que inclui a visita a um campo de flores; as danças típicas e culinária holandesas, além de parque de diversões e visita ao Museu de Holambra.

O objetivo do evento não é a venda, mas sim apresentar as novidades e as tendências de flores e plantas ornamentais cultivadas por mais de 400 produtores locais. A expectativa dos organizadores é receber cerca de 300 mil visitantes nos 16 dias da exposição, que gera 1.800 empregos diretos e mais de 5 mil indiretos.

 

Lançamentos
Entre os lançamentos e as novidades em flores e em plantas ornamentais este ano estão os cactos mandacaru sem espinho; o cacto-coração; as mini-orquídeas phalaenopsis que trazem cerca de 60 flores em suas hastes; a lantana bandana (própria para jardins, com mix de cores diferentes); novas cores das rosas Charm Candy Avalanche, entre outras.

 

Mostra de Paisagismo e Decoração
Paisagistas, arquitetos, decoradores e designers de interiores criaram 19 ambientes para inspirar o público na utilização de plantas ornamentais e flores dentro e fora de casa: da garagem ao quintal, passando por varandas, jardins, quartos, spas, ateliês, espaço gourmet, home cinema e dormitório.

 

Exposição de Arranjos Florais
Com o tema de festas, os decoradores e paisagistas holandeses Jan Willem van der Boon e Jessica Drost assinam 12 cenários, utilizando cerca de 2 mil vasos de flores e 262 mil hastes de mais de 3.500 variedades de cerca de 350 espécies. 

Danças Típicas Holandesas
Diariamente, a partir das 14h30, os grupos de danças típicas apresentam-se nos quatro palcos do recinto. As danças são inspiradas na natureza, em profissões e ofícios, nas colheitas e em histórias sobre a origem e as tradições do povo holandês.

 

Gastronomia
Os restaurantes e as confeitarias instalados no parque da Expoflora oferecem a típica culinária holandesa. Este ano, o eisbein (joelho de porco) vem desfiado junto com salsichões holandeses e escondidinho sob dois purês de batata e de queijos (Hollandse Verbogen). Nas sobremesas, há doces no formato de flores, entre outras delícias. 

 

Shopping das Flores
Uma grande área lotada de prateleiras e de bancadas onde o público pode escolher e adquirir cerca de 3.500 variedades de aproximadamente 350 espécies de flores e plantas ornamentais da melhor qualidade. 

 

Primeira Faculdade das Flores
A primeira Faculdade das Flores do Brasil abriu as portas em 14 de agosto em Holambra para uma turma de 50 alunos, que cursará Agronegócios com ênfase em Horticultura. O curso, com duração de dois anos e meio, é reconhecido pelo MEC. Na contramão da crise, o mercado de flores prevê terminar 2017 com crescimento de 9% e faturamento estimado em mais de R$ 7,2 bilhões.

 

Chuva de Pétalas

É um dos momentos mais aguardados pelos visitantes. Realizada diariamente às 16h30, após a Parada das Flores, a cada espetáculo são utilizados150 quilos de pétalas coloridas (o que corresponde a 18 mil botões despetalados um a um). As pétalas são lançadas por um equipamento especial sobre uma multidão ao ar livre. Diz a lenda que quem pega uma pétala ainda no ar tem seu desejo realizado. 
 

Serviço – 36ª Expoflora, até a 24 de setembro de sexta a domingo e também no feriado de 7 de setembro, das 9 às 19h. Ingresso no valor de R$ 46 na bilheteria do evento ou no site www.ingressorapido.com.br