Em sessão nesta terça-feira (29), a Câmara Municipal aprovou o Plano Diretor de Turismo (PDTUR) de Cubatão. O projeto estabelece estratégias, diretrizes e ações para o desenvolvimento do turismo. O documento é um pré-requisito fundamental para que o município seja reconhecido como de interesse turístico, categoria de classificação recentemente criada pelo Governo do Estado.
O PDTUR é fruto das audiências públicas que aconteceram no mês de julho. Foram debatidas ações que visam recuperar e desenvolver os segmentos turísticos da cidade (ecológico, de aventura, histórico-cultural, industrial-negócios, náutico e de base comunitária).
Este Plano Diretor era o último documento que faltava para a cidade entregar aos setores técnicos da Câmara Estadual, para, por fim, consolidar sua introdução como cidade de interesse turístico. A previsão é que o Plano seja aprovado na Secretaria Estadual de Turismo ainda este ano.
Após esta aprovação, Cubatão passa a ser contemplada pelo Dadetur, que é um recurso disponível do Governo do Estado, especificamente para o turismo. Segundo o Secretário de Turismo, Antônio Ribeiro, a cidade dá um passo importantíssimo, pois Cubatão possui todo o potencial para desenvolver o turismo. "Nossa principal força é o ecoturismo, agora podemos desenvolver o turismo industrial, histórico e cultural".
O projeto foi aprovado em primeira e segunda discussões, sendo a segunda em sessão extraordinária. A propositura segue agora para a sanção do prefeito Ademário Oliveira.