Santos é uma das melhores cidades do País na gestão dos resíduos. É o que mostra o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU), elaborado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana e pela consultoria PricewaterhouseCoopers.
A Cidade ficou em terceiro lugar, atrás apenas de Maringá (1º), no Paraná, e Niterói (2º), no Rio de Janeiro (municípios acima de 250 mil habitantes). Os resultados contemplam pouco mais de 3.000 cidades que disponibilizaram seus dados de 2015 no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).
A avaliação, que será lançada oficialmente neste mês, é feita a partir do desempenho em quatro dimensões: engajamento, recuperação de recursos coletados, sustentabilidade financeira e impacto ambiental.
Ao comentar o ranking, o secretário de Serviços Públicos, Carlos Tavares Russo, disse que o resultado mostra a qualidade do serviço prestado em Santos, mesmo com todos os desafios que este setor atravessa em todos os Municípios do País.
Em Santos, são coletadas entre 450 e 500 toneladas por dia de resíduos. São varridos cerca de 5 mil km de ruas. O Cata treco recolhe aproximadamente de 3 mil toneladas/mês.