O banheiro de um imóvel, normalmente, é o cômodo que mais necessita de manutenção e o que menos ganha atenção quanto ao estilo. Muitas pessoas pensam que um ambiente bonito e decorado é sinônimo de reformas, mas isso não é necessariamente verdade. Alguns truques simples, como a aplicação de papel de parede, já trazem um novo ar para o seu banheiro e farão com que ele seja digno de capa de revista.
Antes de apostar nesse item, contudo, é preciso tomar alguns cuidados e escolher bem qual será o papel de parede. Veja algumas dicas de como escolher o ideal para o seu ambiente.
Quais são as restrições?
Apesar de ser uma ótima opção para repaginar o banheiro, nem todo papel de parede é próprio para ser aplicado em ambientes muito úmidos. A umidade pode fazer com que o papel descole, pode diminuir a durabilidade do produto e também deixá-lo mais suscetível ao aparecimento de mofo. Portanto, além de estar atento à qualidade do seu papel de parede, é necessário fazer a manutenção constante e evitar colocá-lo nos ambientes em que os moradores tomam banhos mais longos ou muito quentes. Uma boa dica é usar o papel de parede em lavabos ou nos banheiros dos fundos.
Qual papel de parede escolher?
Se você não tem o costume de tomar banhos muito longos ou muito quentes, o papel de parede é a opção ideal para o seu banheiro! Veja quais são os melhores modelos para esse cômodo.
Lavável: por ter como principais características a resistência à água e a impermeabilidade, esse tipo de papel de parede é ideal para compor a decoração do banheiro. Ele possui uma camada de resina, que o protege da umidade, e ainda pode ser lavado quando necessário. Existe uma grande variedade desse modelo, com diversas estampas que reproduzem madeira, cobre e couro.
Vinílico: esse papel de parede é feito de PVC e possui uma base em papel ou tela. Conta com um acabamento especial, que garante seu aspecto de tecido, e ainda tem uma proteção contra a umidade, tornando-o mais resistente e aumentando sua durabilidade.