Beleza

Progressiva por mais tempo

29/07/2017
Progressiva por mais tempo | Jornal da Orla

A escova progressiva ainda é uma das alternativas para quem quer alterar a textura do cabelo e reduzir o volume. Mas, para manter o liso impecável do primeiro mês por mais tempo, são necessários alguns cuidados específicos. Você sabe quais são esses truques para manter as madeixas saudáveis e garantir a duração da química? Confira:

Cronograma capilar: santa ajuda!
A rotina de tratamentos deve ser redobrada para quem tem escova progressiva.  A dica é iniciar o cronograma capilar, organizando a hidratação, nutrição e reconstrução durante o período de um mês. 

Hidratar é fundamental para dar brilho, maciez e movimento aos fios. Nutrir devolve a oleosidade natural do cabelo e sela as cutículas, aumentando a duração da química e retendo os nutrientes na fibra capilar. Reconstrução é responsável por recuperar e devolver a massa que os fios perderam durante o procedimento. 

Lavar menos é o segredo
A escova progressiva cria um tipo de película ao redor dos fios. Por isso, é fundamental não exagerar na quantidade de lavagens para que a química não saia com facilidade. Então, ainda que seus cabelos sejam oleosos, resista à tentação de lavá-los diariamente! Lave, no máximo, três vezes por semana. 

Outra dica é proteger os fios dos componentes do xampu, que promovem uma limpeza total. Aposte na técnica do pré-poo, usada antes da lavagem, que consiste em aplicar óleo, creme de pentear ou máscara no comprimento para formar uma espécie de filme protetor na região. 

Ao escolher o xampu, opte por versões com fórmulas suaves ou específicas para cabelos quimicamente tratados. 

Secador amigo
Uma das vantagens da escova progressiva é manter os fios alinhados, sem que seja necessário recorrer ao secador e chapinha. Apesar disso, esta química é beneficiada pelas fontes de calor, pois é um tratamento termoativado. Ou seja, o contato com o calor reativa sua ação nos fios e, com isso, sua duração aumenta.
Portanto, em alguns dias da semana, aposte no secador, sem esquecer de aplicar um finalizador com protetor térmico antes para não prejudicar as madeixas.