A partir desta segunda-feira (3), entra em vigor nova norma de uso do Estacionamento Regulamentado (ER) e a atualização do preço do cartão. O decreto com as mudanças foi publicado na edição de sexta-feira (30/6) do Diário Oficial de Santos (pág. 10). O cartão para período de uma hora passará de R$ 2,30 para R$ 2,50. Não haverá mais o de duas horas.
O período máximo para uso da vaga continua sendo de duas horas, mas para isso o motorista deverá colocar dois cartões de uma hora no veículo. Esgotado o tempo, precisará buscar outra vaga.
O último aumento no valor do ER ocorreu em 13 de outubro de 2015. O índice do reajuste atual, de 8,70%, é inferior ao da inflação do período (outubro/2015 a maio/2017), que foi de 10,81%, pelo IPCA / IBGE.
Onde comprar
A comercialização do cartão é feita pelos agentes de trânsito da CET-Santos e nos postos (cabines) da companhia, localizados na Praça José Bonifácio (Centro) e na Rua Bahia com a Rua Marechal de Deodoro (Gonzaga). Em toda Cidade, há ainda mais de 100 pontos autorizados (lista completa no site www.cetsantos.com.br). Os locais que ainda vendem os cartões antigos devem fazê-lo pelo preço constante no impresso.
O Estacionamento Regulamentado foi criado pela Lei Municipal nº 3.904 (30/10/1974), com o objetivo de garantir a rotatividade de veículos nas áreas comerciais. Atualmente, há na Cidade 1.171 vagas de ER distribuídas pelo Centro Histórico, Gonzaga, Boqueirão e a Rua Carvalho de Mendonça.