Santos

100 anos da Portuguesa Santista na telona

02/05/2017 Da Redação
100 anos da Portuguesa Santista na telona | Jornal da Orla
“A Mais Briosa – Um amor 100 divisão” é um documentário que vai homenagear o centenário da Portuguesa Santista, contando a história desde a fundação, passando por vários grandes momentos de sua trajetória, até os dias de hoje, sempre mostrando o amor incondicional de sua torcida. O projeto, definido como um docuficção, busca apoio por meio de uma campanha de financiamento coletivo para ser realizado. 
 
O filme vai reunir depoimentos de ex-jogadores, jornalistas e torcedores se misturam a uma história de ficção, baseada em fatos reais, onde um barbeiro e avô português e residente em Santos, recebe seu neto do exterior de férias, e este começa a indagá-lo sobre que clube é aquele que ostenta fotos e bandeiras decorando a barbearia do avô. A história de ficção dá o ritmo e constrói a linha narrativa do filme, com base na história da Briosa.
 
O projeto começou a ser idealizado em Novembro de 2016 pelo diretor Guilherme Bernardo. Filho de portugueses e natural de Santos, Guilherme sempre acompanhou a Briosa e se perguntava como um time com tantas conquistas não teria nada de vídeo documentado. Guilherme, então, sabendo que em 2017 a Briosa completaria 100 anos, resolveu escrever o projeto e tirá-lo do papel.
 
Com o prazo cada vez menor, ele começou as filmagens com recursos próprios e já gravou com grandes nomes, como Pepe, treinador do time de 2003, e Walter Dias, jornalista e setorista da Portuguesa desde os anos 50.
 
Campanha de financiamento
Para ajudar na produção do filme foi lançada uma campanha de financiamento coletivo em troca de DVDs do documentário quando finalizado, nome nos créditos e até ingressos para o lançamento do filme (dependendo do valor da contribuição), a ser realizado em novembro no Cine Roxy, em Santos. A campanha acontece no site da Kickante
 
Na página do projeto no Facebook, a a produção do filme posta fotos de gravações, informações sobre a equipe, entre outras novidades.