Manual do Viajante

Dicas para mulheres que viajam sozinhas

22/04/2017
Dicas para mulheres que viajam sozinhas | Jornal da Orla
Onde ficar – Planeje muito a viagem e pesquise bem hotéis e albergues, principalmente no que diz respeito à localização. Tente achar comentários de quem já foi ao mesmo destino, como amigos e blogs confiáveis. Se tiver o intuito de conhecer gente, procure opções de hospedagem mais jovens, que tenham um bar, por exemplo. Essa é essencial: nunca aceite bebida de estranhos.
 
Por onde andar – Tenha sempre um mapa em mãos e uma ideia bem definida do que planeja fazer e, antes de aceitar qualquer sugestão de programação, pesquise para saber do que se trata. Procure passeios que não sejam privados, para assim estar rodeada de outros turistas, o que é mais seguro e também favorece a socialização. Evite estar em parques e ruas desertas à noite. Conheceu gente nova? Por mais legais que pareçam, opte por encontros apenas em lugares públicos, com mais gente ao redor.
 
Dinheiro – Leve vários tipos de meios de pagamento (cartão de crédito, dinheiro vivo, cartão de viagem pré-pago, entre outros) distribuídos em diferentes “esconderijos” (um pouco na carteira, um pouco na mala e algo na famosa pochete interna chamada de “porta-dólar”). Se for roubada e perder tudo, não precisa pedir emprestado a estranhos ou pedir para se hospedar de graça em algum lugar. Existem empresas de envio de dinheiro em minutos espalhadas ao redor do mundo, como a Western Union, e pode pedir para que alguém da sua família envie a quantia a você.
 
Documentos – Tenha cópia dos seus documentos e reservas no e-mail. Antes de partir, deixe seus familiares ou amigos cientes do seu itinerário e os informe de qualquer mudança. Tente se vestir conforme os costumes do lugar. Pesquise como as mulheres se vestem em determinado país, para não ofender ninguém. Para quem não tem companhia para viajar, mas não quer estar 100% sozinha, há empresas especializadas em viagens para jovens. A Contiki, por exemplo, é exclusiva para viajantes de 18 a 35 anos.