Beleza

Quando trocar os pincéis de maquiagem?

22/04/2017
Quando trocar os pincéis de maquiagem? | Jornal da Orla
Conseguir criar uma maquiagem perfeita depende, além da qualidade dos produtos, de bons pincéis. Por isso, é necessário sempre estar atenta à maneira como eles são higienizados e guardados para que durem por muito tempo. Confira dicas da Belliz, especialista em pincéis e acessórios para makes, para ajudar você a deixar suas esponjas e pincéis como novas e reconhecer o momento certo de substituí-los.
 
Hora de trocar os pincéis
Se as cerdas dos pincéis começarem a soltar, ficarem desgastadas ou perderem o formato original é sinal de que o tempo de uso do pincel chegou ao fim e é hora de substituí-lo. Para que durem por mais tempo, os pincéis sintéticos devem ser lavados com água corrente e sabão neutro.
 
De olho nas esponjas 
Com as esponjas, o cuidado deve ser um pouco maior, pois, mesmo com lavagens mais frequentes, elas absorvem muita maquiagem e são mais propensas à criação de bactérias. Dessa forma, quando a esponja estiver desgastada ou com os poros mais abertos é hora de trocá-la. O processo de limpeza é igual ao do pincel: use água morna e sabão neutro. Uma dica: não torça as esponjas para não rachar e reduzir a sua vida útil.
 
Dicas preciosas!
A limpeza das esponjas e pincéis deve ser feita a cada 15 dias, ou quando os produtos estiverem com excesso de maquiagem. Ao limpar, não os deixe de molho. O ideal é lavar a área visível das cerdas até onde elas encontram a parte metálica que as seguram, para não comprometer a madeira ou base dos pincéis e evitar contaminação. É importante também guardar as peças completamente secas, em local arejado e seco.  Assim como a maquiagem, o compartilhamento de esponjas e pincéis deve ser evitado!