Beleza

Reconstrução: a salvação dos fios

15/04/2017
Reconstrução: a salvação dos fios | Jornal da Orla
Para ter cabelos saudáveis é preciso dedicação e cuidados que incluem hidratações semanais, idas ao cabeleireiro, proteção solar e térmica, entre outros. Muitas mulheres adotam o cronograma capilar, que indica a melhor forma de cuidar dos fios, seja nutrindo, hidratando e, principalmente, reconstruindo. Muito falada entre hair stylists e blogueiras, a reconstrução tem papel fundamental para quem busca ter cabelos incríveis. Tire todas as dúvidas sobre este tratamento que faz a cabeça da mulherada!
 
O que é?
Reconstruir é o mesmo que devolver aminoácidos ou queratinizar a fibra capilar, explica o diretor técnico da Live.Life Professional, Nino Braz’il.  “A fibra é composta por aproximadamente 90% de queratina. Já a queratina é composta por 23 aminoácidos. Portanto, 90% da massa capilar é formada por aminoácidos”.
 
Todo cabelo precisa passar por esse processo?
Somente os cabelos que passaram por transformações químicas, alerta o profissional. “Toda vez que aplicamos pó descolorantes, coloração e fazemos alisamentos estamos retirando aminoácidos e lipídios do fio, por isso é necessário repor”.
 
Como ele é feito?
Primeiro, o cabeleireiro higieniza os fios com xampu hidratante. Depois, aplica um produto que tem propriedades que devolvem lipídios, graxos, emoliência aos fios, com 10 minutos de pausa. Após esse processo, é hora de reconstruir: aplica-se uma queratina líquida ou em gel, mecha por mecha. Sem enxaguar a queratina, o profissional usa um protetor térmico finalizador. Escova e prancha. 
 
Em casa ou no salão?
Nino explica que o ideal é procurar um profissional. “Cada cabelo deve ser avaliado e tratado individualmente. As reconstruções devem ser feitas, no mínimo a cada 25 dias”. 
 
Pode ser combinado com outros?
“Sim. O cabelo que perde aminoácidos também acaba ressecando. Portanto, o cronograma capilar é o mais indicado e deve ser analisado a cada caso. Eu indico um cronograma semanal, intercalando reconstrução, nutrição e hidratação, vice e versa” diz o cabeleireiro.
 
Reconstrução hidrata os fios?
Apesar de não ser uma regra, algumas máscaras reconstrutoras também hidratam os cabelos, explica Nino. “Porém, devemos manter um cronograma capilar e sempre intercalar entre nutrição, hidratação e reconstrução”.