Manual do Viajante

Dicas para evitar os imprevistos na viagem

15/04/2017
Dicas para evitar os imprevistos na viagem | Jornal da Orla
Seja para programar as merecidas férias ou uma curta viagem em feriado, é necessário ter atenção aos detalhes para evitar contratempos que podem comprometer o passeio. Confira dez dicas, organizadas pela Assist Card, empresa especializada em seguros de viagem:
 
Faça um planejamento
Organização é a palavra. Prepare um cronograma completo com toda a logística, desde o trajeto ao aeroporto até o retorno para a casa. Analise os destinos e pesquise sobre costumes, cultura, gastronomia e segurança local para evitar "saias justas".
 
Confirme suas reservas
Antes de reservar a hospedagem, observe características como a localização do hotel, as facilidades e segurança do entorno. Caso não tenha fechado diretamente com o estabelecimento, entre em contato para confirmar a sua reserva, o que também é válido para os passeios e excursões.
 
Verifique os documentos 
Países do Mercosul liberam a entrada de brasileiros apenas com o RG, mas a data de emissão não pode ultrapassar dez anos. Para outros países é necessário ter o passaporte válido. Verifique ainda a necessidade de vistos. Faça cópias de todos os documentos e não ande com os originais.
 
Contrate uma assistência em viagem 
Há desde cobertura para possíveis imprevistos, como auxílio médico, odontológico e assessoria jurídica, até apoio com bagagens extraviadas e voos atrasados. Para destinos que oferecem algum risco, como escaladas em montanhas, há planos que incluem resgate de helicóptero.
 
Vacinas e medicamentos
Alguns destinos solicitam obrigatoriamente tipos diferentes de vacinas, como a da febre amarela, por exemplo. Se fizer uso de medicamentos prescritos, garanta a quantidade suficiente para toda a viagem.
 
Imprevistos médicos
Gastos com despesas médicas em outros países costumam ser exorbitantes. Assistências oferecidas por companhias de cartões de crédito são mais restritas e limitadas, e podem não cobrir casos mais complexos. Por isso, o ideal é contratar um seguro viagem com empresas especializadas.
 
Bagagem e objetos de valor
Mais de 24 milhões de malas são extraviadas todo ano. Por isso, identifique a bagagem com seu nome e contatos. Decore com fitas coloridas e adesivos, para diferenciar de malas parecidas. Não despache objetos de valor, nunca carregue todo o dinheiro e cartões em um só lugar e deixe pequenos montantes separados, além de um cartão para emergências.
 
Gravidez
A viagem de gestantes sempre requer cuidados extras. Algumas companhias aéreas reservam os primeiros assentos da aeronave para situações especiais, pois são mais espaçosos. Por isso, informe sobre a gravidez no ato da reserva. A maior parte dos seguros viagem cobrem até a 22ª semana de gestação. Acima deste período, é preciso contratar um seguro especial.
 
Idosos
É muito importante ter cuidados com o clima e a alimentação no destino, e ainda adquirir um seguro viagem. Verifique sempre as coberturas e a idade máxima da assistência contratada.
 
Segurança da casa
Se toda a família irá viajar, não descuide da segurança do imóvel. Verifique travas de portas e janelas, não comente sobre o período de ausência com estranhos e, se morar em condomínio, avise porteiros e síndico sobre pessoas com entrada autorizada.