Beleza

Saiba como cuidar da sua pele em cada etapa da vida

08/04/2017
Saiba como cuidar da sua pele em cada etapa da vida | Jornal da Orla
20, 30, 40, 50, 60… Não importa a idade! Cada etapa da vida merece um cuidado especial com a pele, porque ele é um órgão vivo que está em constante mudança. Por esse motivo, criar uma rotina e escolher produtos adequados para limpar, proteger, nutrir e renovar a pele faz com que ela fique sempre saudável e com aspecto radiante e, especialmente, natural.  Conversamos com Orietta Balbontim, gerente da Eucerin Brasil, que dá dicas para cada fase da vida.

20 e poucos anos

Este é o momento para iniciar a prevenção, pois a pele atravessou a fase da adolescência, com fortes mudanças hormonais. “A prevenção contra radiação UV, por meio do uso de filtro solar combinada com bons hábitos, deve ser iniciada ainda na infância. Parte do dano solar na pele é acumulado até os 20 anos. Caso a oleosidade ainda esteja presente na pele, opte por produtos específicos”, conta a profissional.
 
As primeiras linhas finas podem se tornar visíveis a partir dos 25 anos. “Este é o momento ideal para começar a pensar no uso dos primeiros produtos antissinais, sempre com orientação de um dermatologista, e sem abrir mão da proteção solar”. 

De repente, 30!
É nesta fase que a função de proteção da pele fica significativamente enfraquecida. Há perda de hidratação e elasticidade. Além disso, as temidas rugas começam a se formar.  “Além de manter a rotina de cuidados básicos, como uma limpeza e hidratação adequadas, o uso do protetor solar precisa ser intensificado, ajudando a evitar a aceleração do processo de envelhecimento da pele”, conta Orietta. Aposte em antissinais um pouco mais concentrados, que preenchem rugas mais profundas.


Dos 40 aos 50 
A estrutura da pele começa a passar por mudanças mais intensas: menos células são formadas, as existentes encolhem e as camadas superiores de pele se tornam mais finas. Alguns tipos de tratamentos passam a ser indicados, como os peelings químicos ou lasers, por exemplo. O uso de produtos específicos para estas fases também é importante. 

Quando chega a maturidade
Nesta fase, a capacidade natural da pele de produzir lipídios diminui, resultando em ressecamento, desidratação e mais rugas. A renovação da pele também diminui, e ela se torna cada vez mais fina, resultando numa perda de volume e densidade. “Se a pele é saudável, cuidar bem dela fará com que permaneça em bom estado nas diferentes fases da vida”, lembra a profissional. “Ao abordar o problema com produtos corretos e seus ativos, como o Ácido Hialurônico, Saponina de Soja, Arctiin e Peptídeos-Apiaceae pode-se notar melhorias na aparência da pele. Lembrando que protegê-la contra os raios UV é o passo mais importante da prevenção”, conclui.