Notícias

Dicas para deixar a cozinha iluminada

18/03/2017 Da Redação
Dicas para deixar a cozinha iluminada | Jornal da Orla
Além de ser um local para o preparo de alimentos, a cozinha também é um ambiente de área social. Por estes motivos, requer mais luminosidade para proporcionar conforto e, principalmente, funcionalidade. Uma iluminação mal planejada é capaz de prejudicar (e muito!) o bom funcionamento deste ambiente. Porém, algumas dicas simples podem deixar sua cozinha muito mais aconchegante e clara:
 
Luz natural
Grandes janelas e porta de vidro ajudam a trazer claridade para o ambiente. Quem mora em casa pode aproveitar esse recurso e deixar a cozinha ainda mais arejada. Além disso, o vidro é um material excelente por sua durabilidade.

Pontos de luz
A iluminação deve ser separada por tipo, intensidade e cor. Ela precisa ser mais forte, focada e branca nos locais de manuseio de alimentos. Já nas áreas de circulação, aposte na luz mais suave e amarelada. Para a iluminação geral, a embutida no forro clareia por completo e a luz fria dos spots fluorescentes valoriza a luz do ambiente.
 
Fita de LED
Para quem adora ambientes modernos, a iluminação com fitas de LED é uma alternativa para manter o bom gosto e ao mesmo tempo deixar a cozinha mais clara. Estas fitas podem ser integradas em qualquer parte do ambiente, principalmente embaixo de armários ou prateleiras, bancadas e teto. Lembre-se que ela serve como fonte de iluminação indireta e não para iluminar todo o ambiente.

Integrada
Para cozinhas integradas com a sala, é importante criar uma continuidade na iluminação. Nestes casos, as cores e tonalidades devem estar de acordo com cada necessidade, para garantir um ambiente com a iluminação confortável. Por exemplo, opte por uma régua com spots que direcionam a luz para a mesa de refeições.