Beleza

Carvão ativado: conheça os benefícios para a pele

11/03/2017
Carvão ativado: conheça os benefícios para a pele | Jornal da Orla
Os produtos que contêm, em sua formulação, carvão ativado estão em alta! De origem vegetal, a substância promete uma limpeza profunda ao rosto, sem adição de químicos pesados. Encontrado em máscaras faciais, esfoliantes, adesivos para limpeza dos poros, água micelar, o carvão ativado é essencial para manter rosto firme e hidratado. Saiba mais sobre sse produtinho milagroso!
 
O que é?
É um tipo especial de carvão produzido a partir da queima de algumas madeiras, cascas de coco ou restos de cortiça, a temperaturas altíssimas (800 a 1000 °C), com baixo teor de oxigênio. Esta queima mantém a porosidade dos materiais que são capazes de coletar seletivamente gases, líquidos ou impurezas tóxicas no interior de seus poros.
 
Como ele atua na pele?
Suas partículas porosas funcionam como uma esponja, que absorve sujeiras e a oleosidade da pele. Por serem abrasivas, essas partículas dão uma esfoliada, deixando o rosto macio e com brilho natural. O carvão é indicado para quem tem a pele oleosa, áspera ou opaca, com muitos cravos. 
 
Como usar?
Encontrado geralmente em pó, o carvão ativado pode ser adicionado a uma máscara facial e aplicado na pele uma vez por semana. Porém já existem produtos que incluem o carvão em suas composições.  
 
Contraindicações
A contraindicação é feita para pessoas sejam alérgicas ou que tenham a pele sensível, uma vez que a aplicação do carvão ativado pode remover a oleosidade excessiva e, consequentemente, a barreira e hidratação natural da pele.