A ideia de uma alimentação saudável e o conceito e “eco friendly” vêm ganhando importância na sociedade. Muitas pessoas tem buscado uma dieta mais natural, livre de agrotóxicos. Para elas, uma das soluções é criar uma horta caseira, que, além de fornecer os alimentos, arboriza os ambientes, deixando sua casa mais bonita e saudável.
Com moradias cada vez menores, a saída é criar hortas verticais ou suspensas, ideais para quem mora em um apartamento, por não necessitar de espaço para instalação. A técnica pode ser usada em varandas e ambientes internos, como cozinha, copa, área de serviço e até na sala.
Porém, montar uma horta vertical requer certos cuidados. É preciso verificar se a fixação da estrutura é adequada, se o ambiente recebe luz solar e ventilação necessária, se a altura onde ela vai se posicionar é de fácil acesso e escolher um bom material para colocar as plantas.
Existem estruturas próprias para este tipo de horta disponíveis no mercado, mas você pode usar materiais de reciclagem para construí-la, uma forma mais econômica e ecologicamente correta. Entre as opções estão o bambu, garrafas pet, tubos PVC, pallets, potinhos de vidro, latinhas e estrados de cama.
A horta pode ficar presa em uma parede ou presa por cordas no teto. A escolha das plantas para sua horta dependerá do ambiente, por isso é importante visitar uma loja de jardinagem ou consultar um profissional.
Vantagens
Alimentação mais saudável – A horta caseira irá produzir alimentos orgânicos, que são mais saudáveis e menos nocivos a sua saúde, além de contribuir com a nutrição da família.
Decora o ambiente – É um ótimo elemento de decoração. O verde traz vida e humaniza o ambiente.
Hobbie – Fazer a sua horta pode ser muito prazeroso. A jardinagem é relaxante e considerada terapêutica.
Meio ambiente – As hortas colaboram para minimizar os efeitos de emissão de carbono e contribuem para a diminuição da temperatura do ambiente.
Deixe um comentário