Santos

Esquema de segurança no Carnaval envolve mais de 700 integrantes da guarda e PM

17/02/2017 Da Redação
Esquema de segurança no Carnaval envolve mais de 700 integrantes da guarda e PM | Jornal da Orla
Para garantir o bem-estar da população durante dos desfiles na Passarela Drauzio da Cruz, a Secretaria de Segurança da Prefeitura preparou um esquema operacional que envolve 360 guardas municipais, 18 viaturas e 12 motos nos três dias do carnaval santista.

O evento contará ainda com o apoio da Polícia Militar, que ficará responsável pelo patrulhamento externo, num esquema que também somará 360 integrantes e 36 viaturas. Grupos do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estarão no local para incêndio ou outras emergências.

Segundo o Secretário de Segurança, Sérgio Del Bel, o posto de comando estará estrategicamente posicionado dentro do sambódromo e a presença da Polícia Militar será ostensiva, principalmente na concentração. O esquema inclui ainda uma base de apoio localizada na escola municipal Samuel Leão de Moura, próximo à dispersão.

Objetos proibidos

A Guarda Municipal será responsável pela revista do público nos três acessos ao sambódromo. Não serão permitidas entrada de recipientes de vidro, garrafas plásticas, guarda-chuvas com ponta, presilhas, substâncias tóxicas, fogos de artifício, papel em rolo de qualquer espécie, balões, materiais e objetos que possam causar ferimentos, armas de fogo, armas brancas e capacete.

O subcomandante Marcelo Messias salientou que a fiscalização será rigorosa e que todas essas informações constam no ingresso do evento.

Samu

Para os foliões que necessitarem de atendimento de saúde durante os desfiles das escolas de samba, equipes do Samu estarão de prontidão na Passarela do Samba Drauzio da Cruz. Haverá um posto médico, com uma ambulância de suporte avançado de vida.

No perímetro do sambódromo, outras três ambulâncias darão suporte ao público e aos componentes das escolas de samba – uma de suporte avançado e duas de suporte básico. Além de duas motolâncias.

Serão oito equipes de profissionais, compostas por quatro maqueiros cada distribuídas nas frisas, camarotes, concentração e dispersão; 2 médicos; 3 enfermeiros; 9 técnicos de enfermagem e 4 condutores de veículos de urgência.

“A estrutura do Samu foi dimensionada de acordo com o total de público estimado para os dias de evento. A equipe está preparada para atuar em qualquer situação de emergência, bem como a nossa retaguarda, formada pelos prontos-socorros, UPA e rede hospitalar própria e contratualizada”, afirma Marco Sérgio Duarte, chefe do Departamento de Atenção Pré-Hospitalar e Hospitalar da Secretaria de Saúde.