Casa e Decoração

Estilo rústico ativa memória afetiva

11/02/2017
Estilo rústico ativa memória afetiva | Jornal da Orla
Tijolos, cimento, fibras naturais, madeira, são alguns dos materiais que fazem parte da decoração rústica. Seu estilo marcante, mesclando conforto e atemporalidade, traz memória afetiva e sensação de tranquilidade e aconchego.
 
Uma das maneiras de usar este estilo é mudando o revestimento das paredes. Tijolo, cortiça e cimento são as opções em alta. Ambos podem ser utilizados em diversos ambientes como sala de jantar, varandas, banheiro, quarto, sala de estar e cozinha.  
 
Tijolo
 
Muito usados em construções antigas, o material voltou com tudo e está disponível no mercado em várias padronagens e tamanhos. O revestimento é uma boa solução de revestimento e podem ser usados em áreas internas e externas. Porém, em caso de matéria natural, é importante aplicar verniz antes da instalação. O acabamento também precisa ser perfeito para que não haja sempre resíduos pela casa. 
 
Cortiça
 
A cortiça pode ser aplicada como um papel de parede, geralmente apenas em uma das paredes do ambiente. Ela dá um aspecto diferente e possibilita que você crie murais com fotos e enfeites de paredes.
 
Cimento
 
Apesar de ser um dos acabamentos mais simples, o cimento aparente dá ao ambiente um ar sofisticado e moderno. O acabamento é feito a partir de uma argamassa especial, de cimento, água e areia ou da mistura pronta, já disponível pronta no mercado. Esta opção apresenta durabilidade, aderência, proteção, custo-benefício e não agridem o meio ambiente.
 
Em geral, o estilo de revestimento rústico traz um efeito sensorial e também realça a iluminação do ambiente, pois reflete as luzes (artificial e a solar) de uma forma diferente.