Manual do Viajante

Fica surdo durante os voos de avião?

11/02/2017
Fica surdo durante os voos de avião? | Jornal da Orla
Há pessoas que ficam com a sensação de ouvido tampado depois que viajam de avião e isto tem explicação. Segundo a médica otorrinolaringologista Jeanne Oiticica, apesar das cabines das aeronaves comerciais serem pressurizadas, isso pode ocorrer caso o passageiro esteja com alguma inflamação, congestão ou secreção nas vias aéreas superiores, decorrentes de gripes, resfriados, rinite, sinusite.

“O que acontece é que o ar presente dentro dos ouvidos, por conta da obstrução não consegue ser trocado com o ar do ambiente. A pressão do ar retido e preso dentro do ouvido acaba gerando desconforto por distensão da membrana timpânica, em alguns casos pode haver dor associada”, comenta a médica, que chefia o Grupo de Pesquisa em Zumbido do Hospital das Clínicas.

Jeanne Oiticica esclarece que pode levar alguns dias para a secreção secar e drenar para fora do ouvido, depois disso a audição normaliza. A consulta ao médico otorrinolaringologista pode ser necessária para tratamento adicional, se assim o caso exigir.

Dicas para aliviar os sintomas durante o voo
 
Use sprays nasais e gotas otológicas que podem ser prescritos para alívio do incômodo agudo na hora do voo.
 
Masque chicletes e deglute, beba algum líquido. No caso dos bebês, dar mamadeira ou o peito pode ajudar a abrir a Tuba de Eustáquio (a orelha encontra-se conectada com o nariz por meio de um tubo fino e estreito, como um canudo, daí o nome) e desentupir o ouvido.