Manual do Viajante

Orquidário Municipal é opção de lazer em Praia Grande

26/02/2017
Orquidário Municipal é opção de lazer em Praia Grande | Jornal da Orla
Praia Grande tem sempre buscado oferecer alternativas de lazer para moradores e turistas, além de suas belas praias, como o Orquidário Municipal José Sanchez Alarcon. O espaço faz parte do Polo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde (ao lado do Terminal Rodoviário Tude Bastos), e conta com cerca de 5 mil unidades. A administração do local fica a cargo da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb). A visita é aberta gratuitamente ao público e acontece de segunda a sexta-feira, das 7 às 16h30. Não é necessário agendamento prévio.

O local conta ainda com monitores preparados para ajudar a tirar dúvidas e ensinar os melhores cuidados com esse tipo de planta. Com o espaço, Praia Grande entrou no hall das cidades com o maior número de unidades da espécie. O Orquidário do Município conta com 375 metros quadrados, divididos em viveiro, para a exposição das espécies; e estufa, espaço climatizado para o cultivo e recuperação, funcionando como uma casa-de-vegetação.

Dentre as principais espécies encontradas no local estão a Orquídea Borboleta (Phalaenopsis), vários tipos de Cattleyas, Orquídeas Olhos de Bonecas (Dendrobium) e Cymbidium.

Orquídeas são todas as plantas que compõem a família Orchidaceae, pertencente à ordem Asparagales, uma das maiores famílias de plantas existentes. Apresentam variadas formas, cores e tamanhos. Ao contrário do que se pensa da espécie, a orquídea não é do tipo parasita (que sugam a seiva de árvores), já que se alimentam apenas de material em decomposição que cai das árvores e que se acumula ao se emaranhar em suas raízes. Estima-se que na América Latina podem ser encontrados de entre 300 e 350 gêneros de orquídeas diferentes.

De acordo com o diretor do Departamento de Manutenção Ambiental de Praia Grande, Marcelus Conde, o local conta com equipe fixa que trabalha constantemente para manter as espécies em bom estado e o espaço sempre apto a receber o público em geral. “Costumamos receber bastante visitas de grupos de estudantes e de idosos, mas o local é aberto a todos e hoje é uma importante opção de passeio a moradores e turistas”.

Dica

Além de conferir o orquidário, a pessoa ainda pode curtir o Polo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, onde está localizado o Orquidário, que conta com academia ao ar livre, pista de cooper, playground e bosque. O equipamento fica na Rua José Bonifácio, s/n°, Bairro Sítio do Campo.