Notícias

Dia Nacional da Mamografia reforça a importância do diagnóstico precoce

05/02/2017
Dia Nacional da Mamografia reforça a importância do diagnóstico precoce | Jornal da Orla
No dia 05 de fevereiro é celebrado o Dia Nacional da Mamografia. A data instituída em 2013 busca conscientizar mulheres sobre a importância da realização dos exames para a prevenção do câncer de mama.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é a principal forma da doença em mulheres em todo o mundo, e também no Brasil. A falta de diagnóstico precoce torna o índice de morte muito mais alto: em 2016, foram estimados quase 58 mil novos casos e aproximadamente 14 mil mortes decorrentes do câncer de mama.

Aproximadamente 100% dos casos de câncer de mama “in situ”, aquele em que ainda não há risco de invasão e metástase, podem ser curados se diagnosticados na fase precoce e a mamografia é atualmente a maneira mais eficaz de rastreamento da doença. 

O exame

A mamografia é um procedimento médico de diagnóstico por imagem (radiografia), cujo objetivo é examinar e estudar o tecido mamário (mamas). O equipamento utilizado, o “Mamógrafo”,  é capaz de detectar minúsculas lesões, nódulos ou outras anormalidades, mesmo que estas estejam imperceptíveis ao tato.
A mamografia deve ser feita por mulheres de 50 a 69 anos anualmente ou bianualmente, conforme recomendação médica.  O exame deve ser realizado uma semana depois da menstruação, porque é quando as mamas tendem a estar menos sensíveis.