
urante a visita a Santos, na última terça-feira (31), para inaugurar o primeiro trecho do VLT, o governador Geraldo Alckmin revelou que o Governo do Estado deverá assinar em fevereiro o contrato para a realização das obras na Via Anchieta, que integram conjunto de intervenções planejadas pela Prefeitura para reformular a entrada da Cidade.
As intervenções ficarão a cargo da Ecovias, concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes, e ajudarão a melhorar o acesso dos caminhões ao Porto de Santos e diminuir o conflito com os veículos de passeio.
“Vamos investir R$ 265 milhões em dois grandes viadutos, incluindo o da Alemoa, que vai ser duplicado”, explicou o governador, citando que estarão contempladas readequações nas pistas marginais da Via Anchieta, construção de passarelas de pedestres e outras melhorias.
Por sugestão da Prefeitura, foi incluída no projeto da Ecovias uma ciclovia interligando a cidade de Cubatão até o futuro sistema cicloviário da Nossa Senhora de Fátima e Martins Fontes, previsto nas obras de Santos.
Segundo Alckmin, assim que realizada a assinatura do contrato, em dez dias já deverão ter início as intervenções na Anchieta. “Vai gerar muito emprego e dar um salto de qualidade no acesso à Cidade e à Região Metropolitana”.
Histórico
Desde 2013, a Prefeitura retomou a proposta de remodelação da entrada da Cidade e iniciou a articulação dos órgãos e esferas públicas para a sua execução. Convênio formalizado no mesmo ano definiu que as intervenções seriam divididas entre o Município (na área urbana), Estado (área rodoviária) e União (acessos ao Porto), totalizando investimentos de mais de R$ 700 milhões.
As obras da Prefeitura começaram em maio de 2016 com a construção de 18 km de corredores de ônibus e outras melhorias na Zona Noroeste, cujos contratos são na ordem de R$ 40 milhões. Em 2017, serão lançadas as licitações da segunda e terceira etapas. As intervenções contam com os R$ 230 milhões obtidos pela Cidade em financiamento do governo federal.
Já o convênio entre a Codesp e a Secretaria Estadual de Logística e Transportes, para a elaboração de um novo projeto de acesso rodoviário ao Porto de Santos, está em fase de reformulação. O processo também é acompanhado pela Prefeitura.



Deixe um comentário