Em Off

Temer defende maior autonomia para o Porto de Santos

14/01/2017 Jornal da Orla
Temer defende maior autonomia para o Porto de Santos | Jornal da Orla
Ao participar em Praia Grande, quinta-feira (12) da cerimônia de homenagem a seu irmão Fued, que teve o nome dado a uma escola da cidade pelo prefeito Alberto  Mourão (PSDB), o presidente Michel Temer (PMDB) afirmou estar convencido de que o Porto de Santos precisa ter mais autonomia. Para que isso aconteça, Temer disse que é preciso uma reforma federativa. “Estamos pensando nisso. Uma reforma que dará mais autonomia aos estados e municípios. Esses estudos estão sendo feitos e vamos levar adiante essa ideia”, afirmou o presidente.
 
Dois objetivos
Temer destacou que estava em Praia Grande com dois objetivos: “o primeiro é agradecer a homenagem à minha minha família, ao meu irmão; o segundo, registrar mais uma vez que Brasília não se esquece de Praia Grande e da região”.
 
Bajulador-mor
Já o prefeito de Praia Grande vai conquistando o título de bajulador-mor da região. Além de dar o nome do irmão do presidente, que jamais morou na cidade, a uma escola, passou boa parte da solenidade fazendo “elogios” ao presidente. “Permita quebrar o protocolo e lhe chamar de Michel. Vossa excelência sempre teve um carinho por Praia Grande. Fico envaidecido com a sua presença”. A sessão de puxa-saquismo não parou por aí: Mourão disse que Temer, um presidente que só tem 10% de aprovação popular, “gradativamente vai conquistar a sociedade brasileira”.
 
Obrigado…
Em seu discurso, Temer agradeceu a homenagem. “Meu irmão sempre foi um espelho para mim. Foi ele quem me inspirou para que eu tivesse uma vida universitária, profissional e pública de muito êxito. Com o nome do meu irmão estampado na escola, eu digo que a minha família tem residência fixa em Praia Grande”, discursou.
 
…mas não precisava tanto!
O presidente disse que visitaria a região de todo modo. “Eu vim até aqui porque se tratava, na verdade, de uma homenagem ao meu irmão. Mas viria de qualquer maneira, porque vocês sabem que estava nos meus planos visitar Praia Grande e os municípios da região. Pouco a pouco, especialmente neste ano, eu quero fazer uma passada pelos municípios da região, pelos municípios do estado de São Paulo, como tenho feito em municípios do Nordeste, em municípios do Sul e todo o Sudeste do nosso país”, disse.
 
Protesto barrado
Michel Temer ouviu as bajulações do prefeito de Praia Grande, mas não os protestos contra ele. O aparato de segurança impediu que cerca de 30 manifestantes exibissem cartazes de protesto contra o presidente.
 
Antonieta elogia iniciativa
Mais impressionante que a decisão de Mourão foi a defesa da sabujice feita pela ex-prefeita de Guarujá, Maria Antonieta (PMDB), durante o programa “Ponto de Vista”, da Santa Cecília TV. 
 
“Mourão foi extremamente hábil e estratégico”, disse. “Mas ele vai ficar meia hora”, questionou o apresentador do programa, Edgar Boturão. “Não importa, são os bastidores que fazem a diferença”, argumentou a ex-prefeita.